Bahia

Bahia lidera transformação digital da saúde pública no Brasil com assinatura de protocolo de intenções pioneiro

A cerimônia, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), marcou um importante passo na modernização e digitalização do sistema de saúde do país, com a Bahia assumindo um papel de liderança nesse processo

31/08/2024 07h00
Bahia lidera transformação digital da saúde pública no Brasil com assinatura de protocolo de intenções pioneiro
Foto: Matheus Landim/ GOVBA

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram, nesta sexta-feira (30), um protocolo de intenções que promete revolucionar a saúde pública no Brasil. A cerimônia, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), marcou um importante passo na modernização e digitalização do sistema de saúde do país, com a Bahia assumindo um papel de liderança nesse processo. Estima-se um investimento total de R$ 30 milhões para a implementação das ações previstas.

O governador Jerônimo Rodrigues celebrou a parceria e enfatizou que ter um banco de dados comum ajuda a pensar políticas públicas de saúde pelos Municípios, Estados e União. “É um bom banco de dados para que prefeitos, governadores e a União possam planejar suas políticas, para que as pessoas tenham menor dificuldade com documentos, exames. Ter as informações da situação de saúde das pessoas ajuda a delinear nossas ações estratégicas. Nos ajudará com a regulação, por exemplo, que também é um compromisso da União. Esse sistema vai aperfeiçoar ainda mais aquilo que a gente já vem fazendo na regulação da Bahia”.

A ministra Nísia Trindade reafirmou o compromisso do Governo Federal com a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS vai se reconstruir com qualidade, usando a tecnologia de forma integrada com os estados, e a serviço de um sistema de saúde que, além de universal, tem que se pautar pelo cuidado integral à saúde. E é isso que nós firmamos aqui hoje. O SUS digital é um caminho para que haja efetividade nessa visão de um SUS universal e integral para todas as pessoas”, frisou.

Um dos principais destaques é a Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS), que se consolida como uma plataforma pioneira na integração e qualificação de dados de saúde a nível estadual. A REDS já desempenha um papel crucial ao permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado. Com a integração iminente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o volume de dados disponíveis triplicará, impulsionando a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde.

A diretora médica do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, Hélvia Fagundes percebe na tecnologia uma aliada da saúde “na qualidade da assistência, mas também das informações. Às vezes em um atendimento a nível hospitalar, a gente não tem acesso a informações prévias do paciente: uma medicação, um diagnóstico, uma cirurgia que ele fez no passado, porquê motivo aconteceu ou como aconteceu. Então, essa integração é uma oportunidade muito grande de melhorar a qualidade das informações que o profissional de saúde tem acesso no momento do atendimento. É uma ferramenta que dá mais segurança ao atendimento desse paciente”, avaliou a gestora.

De acordo com o superintendente de Informação e Saúde Digital da Sesab, Diego Daltro, “a expansão da REDS e sua integração com a RNDS representam um avanço significativo na gestão da saúde pública, permitindo decisões baseadas em evidências e melhorando a eficiência do SUS”. Este projeto é parte de um esforço mais amplo para fortalecer a saúde digital na Bahia e em todo o Brasil, garantindo que profissionais de saúde tenham acesso rápido e seguro a informações críticas para o atendimento aos pacientes.

Expansão do prontuário eletrônico

Outro compromisso central do protocolo é o fortalecimento e a expansão do prontuário eletrônico AGHUse. Este sistema, que já está em operação em 31 unidades de saúde da Bahia e alcançará 95 até 2026, tem demonstrado grande eficiência na interoperabilidade com a RNDS.

A secretária estadual da saúde, Roberta Santana, destaca que o AGHUse não apenas otimiza a gestão hospitalar, mas também serve como modelo para outros estados que buscam aprimorar seus sistemas de saúde digital. “Nossa meta é que o AGHUse se torne uma referência nacional, e a Bahia está pronta para apoiar outros estados na implantação deste sistema, consolidando nossa posição de liderança na disseminação de soluções tecnológicas para a saúde”, afirma a secretária.

Investimentos em Saúde Digital

Os avanços na saúde digital na Bahia têm sido acompanhados por investimentos substanciais. Entre 2023 e 2024, foram investidos mais de R$ 114 milhões, com a aquisição de equipamentos de última geração, a contratação de profissionais especializados, e a implementação de novas tecnologias que visam melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no estado.

Com a assinatura deste protocolo, a Bahia reafirma sua posição como líder na transformação digital da saúde pública no Brasil, impulsionando uma revolução que promete beneficiar milhões de brasileiros e colocar o SUS em um novo patamar de eficiência e modernidade.

Comentários

Leia também

Bahia
Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Sepultamentos ocorreram em Barra do Choça, no sudoeste do estado
Bahia
Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ...
Bahia
Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Homem foi localizado na terça-feira (24) através de ação conjunta com SAMU e Bombeiros...