Bahia

Bahia exporta 12 toneladas de produtos da agricultura familiar para Portugal

Iniciativa é fruto da colaboração entre a Family Farming Brazil e a Unicafes, que representa cooperativas de pequenos produtores

06/01/2024 06h05
Bahia exporta 12 toneladas de produtos da agricultura familiar para Portugal
Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesta sexta-feira (5), um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar da Bahia embarcaram do Porto de Salvador com destino à Lisboa, em Portugal. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Family Farming Brazil e a Unicafes, que representa cooperativas de pequenos produtores, e o Governo estadual, de forma inédita.

Além do estímulo à economia, a exportação representa um impulso vital para a transformação econômica e social dos agricultores rurais do interior, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento sustentável. Os itens exportados, como chocolates, geleias, cervejas artesanais, frutas desidratadas, produtos à base de mandioca, castanhas, entre outros, destacam a riqueza e a variedade da produção agrícola familiar baiana.

Uniram esforços nesse projeto de exportação a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf), Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab) e Cooperativa Cacau Mata Atlântica da Bahia (Coopermata).

Para Ângelo Almeida, secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), os reflexos ultrapassam as fronteiras econômicas, tornando-se uma oportunidade única para o reconhecimento internacional da qualidade e autenticidade dos produtos originados da agricultura familiar baiana. “A diversidade do carregamento ressalta não apenas a riqueza da produção local, mas também a capacidade de inovação e a aderência às práticas sustentáveis que caracterizam esses produtores”.

A Federação Unicafes/Bahia desempenha um papel crucial ao representar essas cooperativas baianas, consolidando o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar. Paralelamente, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem desempenhado um papel estratégico ao apoiar as cooperativas com investimentos em infraestrutura, tecnologia, assistência técnica, capacitação e apoio à gestão.

Rodolfo Moreno, diretor de exportação da Unicafes, destaca que a iniciativa não só oferece oportunidades econômicas e comerciais para os pequenos produtores envolvidos, mas desempenha um papel crucial na construção de uma narrativa positiva sobre a Bahia. “Ao posicionar-se como referência na produção sustentável e inclusiva, o estado destaca-se no cenário nacional e internacional, promovendo uma imagem que vai além da produção em si, abraçando valores fundamentais como preservação ambiental, responsabilidade social e respeito pelas tradições locais.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Gari de Anguera recebe novo veículo após ter carro destruído por conta de uma aposta

Gari de Anguera recebe novo veículo após ter carro destruído por conta de uma aposta

Pirão apostou seu carro na esperança de realizar o sonho da mãe de reformar o telhado...
Bahia
Embasa restabelece abastecimento após incêndio florestal atingir sistema de captação na barragem de Pedra do Cavalo

Embasa restabelece abastecimento após incêndio florestal atingir sistema de captação na barragem de Pedra do Cavalo

Redução na oferta também atinge os distritos de Bonfim de Feira e Jaguara, em Feira...
Bahia
Secretaria de Desenvolvimento Rural abre processo seletivo REDA

Secretaria de Desenvolvimento Rural abre processo seletivo REDA

Pasta oferece 193 vagas para níveis médio/técnico e superior