Bahia

Bahia. Estado Voluntário conecta cidadãos e instituições em prol do desenvolvimento social

Feira de Santana é destaque em mobilização durante Caravana da Interiorização

14/04/2025 07h07
Bahia. Estado Voluntário conecta cidadãos e instituições em prol do desenvolvimento social

O fortalecimento da cidadania ativa e da solidariedade ganhou um novo impulso na Bahia com o programa Bahia. Estado Voluntário, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fomentar a cultura do voluntariado. A proposta é clara: promover a participação direta dos cidadãos no desenvolvimento social sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida e na redução das desigualdades.

Durante a passagem da Caravana da Interiorização por Feira de Santana, foram realizadas visitas a diversas associações comunitárias com o objetivo de mobilizar novos voluntários para atuarem em projetos sociais, especialmente nas Cozinhas Solidárias, ação vinculada ao programa estadual Comida no Prato.

A coordenadora do programa, Kátia Camilo, esteve presente nas atividades e reforçou o papel central da plataforma Bahia Estado Voluntário.

“Estamos aqui na Caravana de Interiorização falando sobre este programa com várias instituições. O principal objetivo é a divulgação da cultura do voluntariado. Sabemos que o nosso povo baiano é voluntário, mas ainda não existia um lugar onde as pessoas pudessem encontrar instituições chamando por voluntários”, afirmou.

Segundo Kátia, a plataforma surgiu para preencher essa lacuna e facilitar o engajamento social.

“Qualquer pessoa que queira se voluntariar para ajudar instituições do seu bairro ou cidade pode entrar na plataforma Bahia. Estado Voluntário e se cadastrar. Automaticamente, ela terá acesso a vários projetos que estão chamando voluntários em sua região”, explicou. “Além disso, toda vez que um novo projeto surgir na cidade, o voluntário receberá um e-mail da plataforma. Isso aproxima ainda mais as pessoas das oportunidades de fazer o bem.”

A coordenadora destacou ainda que o verdadeiro protagonismo do programa está nas mãos da população.

“As pessoas que se candidatam como voluntárias são as grandes protagonistas. Elas contribuem diretamente para o desenvolvimento social ao dedicar parte do seu tempo para ajudar alguma instituição. São pessoas muito importantes, muito especiais.”

Atualmente, a plataforma já conta com mais de 27 mil voluntários cadastrados em todo o estado, e Feira de Santana se destaca como o segundo maior polo de voluntariado, com mais de dois mil inscritos. A coordenadora concluiu reforçando que o programa é totalmente gratuito e acessível a todos.

“Estamos aqui falando com instituições, apresentando a nossa plataforma e mostrando que essa é uma possibilidade real de ser voluntário. Qualquer pessoa pode entrar e vivenciar essa experiência.”

*Com informações do repórter Matheus Gabriel

Comentários

Leia também

Bahia
Homem morre e outro fica ferido em capotamento na BA-084, em Irará

Homem morre e outro fica ferido em capotamento na BA-084, em Irará

A Delegacia Territorial de Irará ficará responsável pela investigação do caso.
Bahia
Ex-delegado e ex-deputado José Magalhães morre aos 80 anos

Ex-delegado e ex-deputado José Magalhães morre aos 80 anos

Corpo será sepultado nesta segunda-feira (14), às 14h, no cemitério Jardim da Saudade ...
Bahia
Ipecaetá avança nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Júnior Piaggio

Ipecaetá avança nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Júnior Piaggio

Obras, reconhecimento internacional e educação como prioridade