Bahia discute combate à fome em seminário estadual realizado em Feira de Santana
O evento integra ações do programa Bahia Sem Fome com uma extensa programação de painéis, oficinas e lançamento de políticas públicas.
30/07/2025 12h00
Foto: Isabel Bomfim
Feira de Santana sedia nesta quarta (30) e quinta-feira (31) nesta semana o 1º Seminário Estadual do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), realizado no Centro de Convenções, com a presença de gestores estaduais, federais, representantes da sociedade civil, universidades, movimentos sociais e prefeitos de diversas regiões da Bahia. O evento integra ações do programa Bahia Sem Fome com uma extensa programação de painéis, oficinas e lançamento de políticas públicas.
O seminário tem como objetivo fortalecer a articulação entre municípios e Estado na luta contra a insegurança alimentar. Durante o evento, cem municípios baianos receberam Kits Horta para o desenvolvimento de quintais produtivos, com foco na produção de hortaliças para consumo próprio e comercialização.
Foto: Isabel Bomfim
“Feira é um município polo. Nada melhor do que sediar aqui a primeira edição do seminário do SISAN, pela logística e pelo acesso facilitado de outros municípios”, afirmou Tiago Pereira, coordenador do programa Bahia Sem Fome.
Foto: Isabel Bomfim
“Teremos painéis com o governo federal, oficinas de elaboração de planos e capacitação dos 550 inscritos. O sistema de segurança alimentar é intersetorial e conta com a parceria da UPB e do governo federal”, completou.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o simbolismo do evento acontecer no momento em que o Brasil volta a sair do mapa da fome:
Foto: Rafael Marques
“Nós tiramos um milhão de baianos da situação de insegurança alimentar. Esse resultado não é isolado, é fruto de um grande mutirão com movimentos, universidades, consórcios, prefeitos e a sociedade civil. Não dá pra combater a fome sozinho. A gente precisa de emprego, renda e políticas públicas permanentes.”
Jerônimo também anunciou a entrega de 40 kits de hortas urbanas e periurbanas, com sementes, reservatórios de água, irrigação e equipamentos de proteção para que famílias possam produzir alimentos e gerar renda:
Foto: Isabel Bomfim
“Essa produção pode ser usada nas casas, mas também vai alimentar creches, escolas, hospitais e até o mercado local. A roda gira quando tem trabalho, comida e dignidade para todos”, disse o governador, que também fez um apelo pela participação da imprensa e da população na arrecadação de alimentos do programa Bahia Sem Fome.
O deputado estadual Radiovaldo Costa enalteceu o papel do Estado no combate à fome:
Foto: Isabel Bomfim
“É uma notícia importantíssima. A fome é uma tragédia e exige ações urgentes. O governo Lula tem atuado com políticas de transferência de renda e o governo Jerônimo, com o Bahia Sem Fome, distribui cozinhas solidárias, cestas básicas e promove eventos como esse. A fome tem que ser combatida em frentes de curto, médio e longo prazo”, avaliou.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, também esteve presente e destacou o impacto positivo do combate à fome na vida das mulheres:
“A maioria das pessoas em situação de pobreza são mulheres, muitas delas mães solo. A entrega dos kits de quintais produtivos prioriza mulheres como protagonistas da produção de alimento. A política de segurança alimentar é integrada com todas as áreas: saúde, educação, habitação, e impacta diretamente na redução da desigualdade.”
Foto: Isabel Bomfim
A secretária reforçou o papel das prefeituras e dos conselhos municipais no fortalecimento do sistema:
“Já temos 130 municípios que aderiram ao SISAN e mais de 100 com Conselhos de Segurança Alimentar funcionando. É uma construção coletiva. Só assim podemos romper o ciclo da fome e da violência social.”
O prefeito de Feira, José Ronaldo, destacou os efeitos positivos da realização do seminário na cidade:
Foto: Isabel Bomfim
“É bom para a cidade. Traz pessoas de várias regiões do estado, movimenta o setor de serviços e fortalece discussões importantes como segurança alimentar e segurança pública. São temas fundamentais para todos nós”, declarou.
Foto: Isabel Bomfim
*Com informações dos repórteres Isabel Bomfim e Rafael Marques