Bahia

Bahia contabiliza 18.902 mil falhas na assistência à saúde em um ano

Brasil registrou 396.629 mil erros

28/04/2025 18h18
Bahia contabiliza 18.902 mil falhas na assistência à saúde em um ano
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 396.629 mil falhas na assistência à saúde. Os dados foram levantados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com base em informações fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as ocorrências mais graves estão a administração incorreta de medicamentos, seja por dosagem ou tipo errados, e a realização de cirurgias em locais equivocados no corpo dos pacientes. Além disso, destacam-se casos de lesão por pressão, divididos em três tipos: contusão (lesão dos tecidos moles causada por trauma), entorse (alongamento dos ligamentos) e luxação, considerada a mais grave, em que há deslocamento do osso da articulação. Esses dados refletem a seriedade das falhas no sistema de saúde brasileiro e o impacto que podem ter na segurança do paciente.

Na Bahia, foram notificados 18.092 incidentes. As falhas por lesão por pressão foram de 3.715; falhas durante a assistência médica foram 3.709 e falhas envolvendo cateter venoso resultaram em 2.964.

Existem, no entanto, diversas medidas que podem ser implementadas para reduzir estes erros e até evitar óbitos. Uma delas é a implementação de processos de acreditação, que permitem às instituições adotar protocolos de segurança mais rigorosos para proteger os pacientes.

Recentemente, a ONA conduziu uma pesquisa com aproximadamente 100 instituições de saúde, para avaliar a redução de falhas após a implementação de medidas de segurança. “Mais de 30% dos entrevistados relataram que as falhas na administração de medicamentos diminuíram em 51%; os erros na identificação de pacientes caíram 52%; as infecções hospitalares reduziram 42%; as falhas na prescrição de medicamentos baixaram 35%; enquanto os problemas de comunicação diminuíram 37%. Houve ainda uma redução de 33% nas quedas de pacientes nos leitos e de 45% tanto nas falhas na esterilização de materiais quanto na manutenção preventiva dos equipamentos”, evidencia a gerente de Operações da ONA, Gilvane Lolato.

“A obtenção da acreditação é um processo desafiador que exige comprometimento, disciplina e uma profunda mudança cultural dentro das organizações. Além de aumentar a segurança no atendimento médico e na realização de exames e diagnósticos, também traz maior precisão e confiança tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde. O processo contribui ainda para minimizar riscos e reduzir falhas operacionais”, acrescenta Gilvane.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram anualmente cerca de 134 milhões de eventos adversos em hospitais de países de baixa e média renda, levando a aproximadamente 2,6 milhões de mortes.

O cenário de acreditação no Brasil – O cenário de acreditação no Brasil – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde no país, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.030 são acreditadas por metodologias nacionais ou internacionais. A ONA detém 72,1% do mercado de acreditação, totalizando mais de 2.030 organizações acreditadas, sendo 68,4% de gestão privada, 22,2% de gestão pública, 8,3% da gestão filantrópica e 0,1% de gestão militar.

Na Bahia tem 62 instituições acreditadas. Confira mais informações no site da ONA.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Maior trio elétrico do Carnaval de Salvador é parcialmente destruído

Maior trio elétrico do Carnaval de Salvador é parcialmente destruído

Famoso por ser usado por Durval Lelys, veículo já desfilou também com Claudia Leitte...
Bahia
Bahia investe em políticas públicas de preservação em celebração ao Dia da Caatinga

Bahia investe em políticas públicas de preservação em celebração ao Dia da Caatinga

O bioma ocupa cerca de 54% do território e está presente em 225 dos 417 municípios do...
Bahia
Reconhecimento de Placas alcança a marca de 900 veículos recuperados no estado

Reconhecimento de Placas alcança a marca de 900 veículos recuperados no estado

O último foi encontrado por equipes da 47ª CIPM com placa clonada, no final de semana...