Bahia

Bahia computa maior número de estudantes matriculados em comunidades quilombolas no país

Na rede estadual baiana, houve um crescimento de 19% na oferta de vagas em comunidades quilombolas e de 9% em assentamentos, no comparativo entre 2023 e 2024

11/04/2025 12h32
Bahia computa maior número de estudantes matriculados em comunidades quilombolas no país
Foto: Feijão Almeida/ Virlane Carmo

Os dados do Censo Escolar 2024 revelam que a Bahia é o estado com o maior número de estudantes matriculados em comunidades quilombolas no país. As matrículas nessa modalidade de ensino cresceram de 84.693, em 2023, para 88.035, em 2024, o que representa 32% do total registrado em todo o Brasil. O estado também ampliou o número de matrículas em assentamentos: foram 20.868 em 2023, subindo para 21.600 em 2024. Esse avanço fez com que a Bahia passasse da 4ª para a 3ª posição entre as unidades da federação.

Na rede estadual baiana, houve um crescimento de 19% na oferta de vagas em comunidades quilombolas e de 9% em assentamentos, no comparativo entre 2023 e 2024. Esses avanços são resultado de investimentos em políticas educacionais específicas para esses territórios, considerando seus modos de vida, tradições e saberes, como ressalta a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

“Estamos investindo na valorização da educação quilombola, com ações que envolvem a ampliação da infraestrutura, o fortalecimento da formação continuada de professores e o incentivo à produção de materiais didáticos contextualizados. Seguimos atuando da mesma forma nas escolas do campo, que atendem aos assentamentos. A educação é um instrumento de emancipação e de reparação histórica, e nosso compromisso é seguir promovendo uma escola pública verdadeiramente inclusiva, antirracista e promotora da cidadania plena para todos os estudantes, em especial aqueles pertencentes às comunidades tradicionais”, destaca a secretária.

Entre as obras de ampliação da infraestrutura, a secretária lembra que já está em construção uma unidade escolar na localidade quilombola da Matinha, situada em Feira de Santana, e que já foi iniciado o processo de licitação para duas escolas em assentamentos: uma será construída em Vitória da Conquista (Lagoa e Caldeirão) e a outra no município de Mucuri (Assentamento Paulo Freire).

Comentários

Leia também

Bahia
Servidores do judiciário da Bahia declaram greve por tempo indeterminado

Servidores do judiciário da Bahia declaram greve por tempo indeterminado

A OAB-BA solicitou a manutenção de 60% do efetivo em todo o expediente para garantir...
Bahia
Rio transborda após fortes chuvas e famílias ficam desabrigadas em Santo Amaro

Rio transborda após fortes chuvas e famílias ficam desabrigadas em Santo Amaro

Temporal atingiu Santo Amaro na madrugada deste sábado (3). Em apenas 24h, a cidade registrou...
Bahia
Durante a Micareta, prefeito de Santo Estêvão anuncia Theuzinho no São João e promete programação especial

Durante a Micareta, prefeito de Santo Estêvão anuncia Theuzinho no São João e promete programação especial

O anúncio completo da programação das festividades juninas será realizado oficialmente...