Feira de Santana

Bahia celebra saída do Brasil do Mapa da Fome com ações integradas e seminário estadual em Feira

O resultado foi comemorado por especialistas, gestores e representantes de programas de combate à fome, como o Bahia Sem Fome

29/07/2025 16h50
Bahia celebra saída do Brasil do Mapa da Fome com ações integradas e seminário estadual em Feira
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Brasil está, oficialmente, fora do Mapa da Fome. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e considera dados entre 2022 e 2024. O resultado foi comemorado por especialistas, gestores e representantes de programas de combate à fome, como o Bahia Sem Fome. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, o coordenador geral do programa, Tiago Pereira, destacou o papel das políticas públicas estaduais e federais nesse avanço.

“Estamos celebrando pela segunda vez a saída do Brasil do Mapa da Fome. O país já havia saído em 2014, voltou em 2019 e, agora, com esse relatório saímos novamente. Para isso, é preciso que menos de 2,5% da população esteja em situação de subnutrição. Os programas estratégicos implementados nos últimos anos, como o Bahia Sem Fome e o Brasil Sem Fome, foram fundamentais nesse processo”, afirmou Tiago.

O programa Bahia Sem Fome, criado pelo governador Jerônimo Rodrigues, integra diversas ações emergenciais e estruturantes, como transferência de renda, acesso à água, apoio à agricultura familiar, cozinhas comunitárias e doação de alimentos.

“A transferência de renda na Bahia, com iniciativas como o Bolsa Presença, e o suporte à produção de alimentos de qualidade contribuíram fortemente para esse resultado. Mas a fome não se combate apenas com comida. É preciso garantir dignidade, cidadania, saúde, educação e justiça social”, pontuou o coordenador.

Feira de Santana sedia seminário estadual

Como parte da agenda de fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar, Jerônimo Rodrigues cumpre compromissos nesta quarta-feira (30) em Feira de Santana. Às 7h, o governador entrega 65 novas viaturas para a Polícia Militar da Região Leste, em evento na Avenida Presidente Dutra. Em seguida, às 8h30, abre o 1º Seminário Estadual do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), no Centro de Convenções da cidade.

O seminário, que segue até quinta-feira (31), reúne cerca de 600 participantes de 130 municípios baianos, incluindo gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil e universidades. Durante o evento, será lançado o Terceiro Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

“Esse é um espaço de construção coletiva. Vamos reunir representantes de várias esferas de poder e da sociedade civil para avançar em políticas públicas efetivas contra a fome”, explicou Tiago Pereira.

A programação conta com painéis com especialistas, oficinas temáticas e a entrega de Kits Horta para diversos municípios, promovendo a agricultura urbana e o acesso a alimentos frescos.

“O seminário também reforça essa integração entre áreas como saúde, educação, agricultura e assistência social. Nosso trabalho é garantir o direito humano à alimentação adequada e fortalecer o sistema de segurança alimentar e nutricional da Bahia”, finalizou o coordenador do Bahia Sem Fome.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura vai promover Pesca Solidária no Parque Erivaldo Cerqueira

Prefeitura vai promover Pesca Solidária no Parque Erivaldo Cerqueira

Para participar da pescaria, no próximo sábado (2), o pescador deverá apresentar dois...
Feira de Santana
SOMA amplia equipes de manutenção de ruas após trégua das chuvas

SOMA amplia equipes de manutenção de ruas após trégua das chuvas

O número de frentes de trabalho aumentou de 7 para 9 grupos atendendo 9 bairros e um distrito ...
Feira de Santana
SECEL marca eleição para Conselho de Cultura para 14 de agosto

SECEL marca eleição para Conselho de Cultura para 14 de agosto

A votação presencial será na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na rua...