Esporte

Bahia bate o Nacional e conquista o 1º triunfo fora do Brasil na Libertadores

Tricolor venceu o time uruguaio por 1 a 0, pela segunda rodada do Grupo F

10/04/2025 06h47
Bahia bate o Nacional e conquista o 1º triunfo fora do Brasil na Libertadores
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia conquistou o primeiro triunfo de sua história fora do Brasil na Libertadores. O Esquadrão de Aço bateu o uruguaio Nacional por 1 a 0, no Parque Central, na noite desta quarta-feira (9), pela segunda rodada do Grupo F. Erick Pulga marcou um golaço no segundo tempo para definir o placar.

Com o resultado positivo, o Tricolor somou quatro pontos e vai dormir na liderança da tabela de classificação do Grupo F. O segundo colocado Atlético Nacional, com três, enfrenta o Inter, que é o terceiro com um, nesta quinta (10), às 19h, no Beira-Rio. Ainda sem pontuar, a equipe uruguaia permanece na lanterna da chave.

O Bahia volta a jogar pela Libertadores na próxima quinta (24), às 21h30 no horário de Brasília, contra o Atlético Nacional, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada do Grupo F. Mas antes de pensar no torneio continental, o Tricolor volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ocupa o 13º lugar na tabela de classificação com dois pontos. No domingo (13), às 16h, também em casa, o time baiano encara o Mirassol, pela terceira jornada.

Primeiro tempo

Os dois times começaram a partida buscando o ataque. A primeira ação foi do Bahia com Erick Pulga assim que a bola começou a rolar. O Nacional respondeu na sequência e assustou o Tricolor. Aos 13 minutos, Jean Lucas ganhou a disputa e chutou para o gol, a bola desviou e foi para fora. Cinco minutos depois foi a vez de Cauly finalizar de longe e ela saiu. O time uruguaio assustou aos 25 na cobrança de falta de Otero que passou pelo lado da meta de Ronaldo. Aos 36 foi a vez de Lucho cobrar a falta com perigo, enquanto Mejía apenas olhou a bola passar pelo lado. Aos 43 Cauly trocou passes com Jean Lucas, driblou e ficou de cara Mejía que abafou bem e impediu a finalização.

Segundo tempo

Jean Lucas desperdiçou boa chance aos três minutos ao dominar a bola, invadir a área, mas finalizou para fora. O time uruguaio assustou ao finalizar com perigo e a bola passou perto do travessão de Ronaldo. No minuto seguinte Vargas arriscou de fora da área e Ronaldo fez a defesa em dois tempos. O Bahia respondeu aos 11 minutos. Everton Ribeiro lançou Arias que mandou para a área. Jean Lucas dominou, mas foi travado por Calione na hora de finalizar. Aos 15 Herazo dominou e bateu de voleio da entrada da área para a defesa de Ronaldo.

Erick Pulga abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com um golaço marcado por Pulga aos 19 minutos. Willian José trocaram passes e a bola chegou em Jean Lucas que acabou perdendo domínio, o camisa ficou com a sobra e acertou uma chapa de curva para estufar as redes. Nacional 0x1 Bahia

Aos 31 minutos, o Tricolor chegou bem no ataque. Ademir cruzou e Cauly tocou de letra, mas a bola passou na frente gol e a defesa uruguaia afastou. O Nacional criou chances, finalizou, mas parou nas defesas de Ronaldo. Aos 46, Nico López recebeu sozinho na intermediária, ajeitou e chutou forte, mas a bola passou pelo lado.

FICHA TÉCNICA
Nacional (URU) 0x1 Bahia
Libertadores – 2ª rodada Grupo F

Local: Parque Central, em Montevidéu (URU)
Data: 09/04/2025 (quarta-feira) 
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade e Facundo Rodriguez (ambos da ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartão amarelo: Ancheta, Yonatan Rodríguez, Calione (Nacional) / Jean Lucas, Erick (Bahia)

Gol: Erick Pulga (Bahia)

Nacional: Luis Mejía; Paolo Calione, Sebastián Coates e Julián Millán; Emiliano Ancheta, Christian Oliva (Pereyra), Luciano Boggio (Yonatan Rodríguez), Otero (Recoba) e Gabriel Báez (Villalba); Vargas (Nico López) e Diego Herazo. Técnico: Pablo Peirano.

Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Kanu e Luciano Juba; Erick, Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Caio Alexandre); Cauly (Kayky), Erick Pulga (Ademir) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Esquadrão de Aço bateu o Tricolor do Pici por 2 a 1 pelo jogo único das quartas de final ...
Esporte
Novo comando! Vitória oficializa a contratação de Fábio Carille

Novo comando! Vitória oficializa a contratação de Fábio Carille

A tendência é que Carille esteja no comando da equipe já neste sábado (12), na partida...
Esporte
Vitória anuncia demissão de Carpini após queda na Copa do Nordeste

Vitória anuncia demissão de Carpini após queda na Copa do Nordeste

Carpini foi contratado pelo Leão em maio de 2024; em 73 partidas à frente do time, ele...