Esporte

Bahia bate o Botafogo na Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro

Esquadrão de Aço venceu o Fogão por 1 a 0, pela sétima rodada

04/05/2025 08h02
Bahia bate o Botafogo na Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia emplacou o quinto triunfo consecutivo, o terceiro pelo Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço bateu o Botafogo por 1 a 0, na noite deste sábado (3), na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada. Cauly definiu o placar no primeiro tempo após jogada espetacular de Erick Pulga que passou por três marcadores.

Com o resultado positivo, o Tricolor somou 12 pontos e assumiu o quinto lugar na tabela de classificação. Estacionado nos oito, o Fogão caiu para a 11ª colocação.

Pelo Brasileirão, o Bahia mede forças com o Flamengo, no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã, pela oitava rodada. Mas antes disso, o Tricolor vira a chave para a Libertadores, em que lidera a tabela de classificação do Grupo F com sete pontos, dois a mais do que o vice-líder Inter. Na quarta-feira (7), às 19h no horário de Brasília, o time baiano recebe a visita do uruguaio Nacional, que é o lanterna com um, novamente na Fonte Nova, pela quarta jornada.

Primeiro tempo

O jogo começou estudado, mas com as duas equipes buscando o ataque. A primeira jogada perigosa foi do Bahia aos oito minutos no cruzamento de Everton Ribeiro que Erick Pulga não conseguiu o desvio e John fez grande defesa. Aos 14, Caio Alexandre tocou errado e armou o ataque Botafogo. A bola chegou em Artur bateu de fora da área e mandou para fora. Após troca de passes do time baiano, a bola chegou nos pés de Pulga que invadiu a área em diagonal e chutou para fora aos 24. O Fogão encaixou bom contra-ataque aos 33 minutos e Marlon Freitas bateu cruzado, Marcos Felipe desviou com a ponta dos dedos, mas a arbitragem assinalou tiro de meta.

Cauly abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Cauly aos 38 minutos. Erick Pulga fez uma jogada espetacular pela esquerda ao deixar Marlon Freitas e Newton no chão, passou por Jair e cruzou para o camisa 8 completar para o fundo das redes. Bahia 1×0 Botafogo

Segundo tempo

A partida recomeçou com o Botafogo assustando antes do primeiro minuto completado na cabeçada de Mastriani no contrapé de Marcos Felipe, mas ela passou pelo lado. O Bahia chegou a marcar o segundo gol com Lucho Rodríguez aos seis minutos. Boa jogada pela esquerda de Juba que cruza, Erick finaliza com o gol aberto, a defesa carioca tenta afastar, ela bate no camisa 9 e morre no fundo das redes. Mas o tento foi invalidado pelo VAR. Aos 18 minutos, Marcos Felipe foi traído pelo gramado molhado e a bola explodiu no rosto dele na falta cobrada por Alex Telles. Três minutos depois, o arqueiro tricolor fez outra defesa na cabeçada de Mastriani. O goleiro salvou o Esquadrão novamente aos 23 ao fazer grande defesa na finalização de Artur. Aos 27, Ramos Mingo deu um bote preciso em Rwan Cruz e cortou o contra-ataque o time carioca. Willian José desperdiçou uma grande chance de matar o jogo aos 46 minutos ao receber livre na área e tocar na saída de John, mas mandou para fora. A resposta do Fogão veio no minuto seguinte no chute de Jeffinho que foi balançou as redes do lado de fora. Depois foi a vez de Marcos Felipe desviar a finalização de Igor Jesus aos 49. No contra-ataque aos 50, Jean Lucas bateu de forma displicente para encobrir o goleiro e John fez a defesa fora da área e recebeu o cartão vermelho pelo toque de mão. Mas após rever o lance no VAR, o árbitro Flávio Rodrigues cancelou o vermelho do arqueiro. Aos 55, Willian José cobrou a falta que bateu na trave. 

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Botafogo
Campeonato Brasileiro – 7ª rodada
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 03/05/2025 (sábado) 
Horário: 21h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP) 
Assistentes: Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa (ambas de SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP) 
Cartão amarelo: Caio Alexandre, Erick, Ademir (Bahia) / Newton, Mateo Ponte, Marçal (Botafogo)

Gol: Cauly (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Erick, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Ademir); Cauly (Michel Araujo), Erick Pulga (Gabriel Xavier) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, David Ricardo e Cuiabano (Nathan Fernandes); Newton, Marlon Freitas e Patrick de Paula (Alex Telles); Artur (Jeffinho), Mastriani (Rwan Cruz) e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

O Brasil continua invicto na Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol...
Esporte
Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Tema da seleção foi Mario Bros nos cinco arcos e Tico Tico no Fubá nas maças
Esporte
CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

Intenção foi expressada pelo presidente da CBF, Samir Xaud