Mundo

Avião da Embraer cai no Cazaquistão com mais de 60 passageiros

As autoridades do Cazaquistão informam que uma comissão governamental foi criada para investigar o que aconteceu

25/12/2024 10h56
Avião da Embraer cai no Cazaquistão com mais de 60 passageiros
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um avião de passageiros da Embraer saindo do Azerbaijão para a Rússia caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25) com 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo, de acordo com as autoridades cazaque. As informações preliminares indicam que 28 pessoas sobreviveram.

Um vídeo da queda mostra o momento em que o avião, operado pela Azerbaijan Airlines, entra em chamas quando atingiu o chão e com uma espessa fumaça preta subindo, em seguida.

Em um comunicado, o Ministério de Emergências do Cazaquistão afirmou que os bombeiros apagaram o incêndio e os sobreviventes, incluindo duas crianças, estavam sendo tratados em um hospital próximo. Os corpos dos mortos estavam sendo recuperados.

A Azerbaijan Airlines informou que o jato Embraer 190, com número de voo J2-8243, estava voando de Baku para Grozny, capital da região russa da Chechênia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau no Cazaquistão. A cidade fica na costa oposta do Mar Cáspio, do Azerbaijão e da Rússia.

As autoridades do Cazaquistão alegam que uma comissão governamental foi criada para investigar o que aconteceu e seus membros ordenaram que voassem até o local e assegurassem que as famílias dos mortos e feridos estavam recebendo o apoio necessário.

Além disso, o governo do Cazaquistão cooperará com o Azerbaijão na investigação.

Em um comunicado, uma agência russa de aviação sustenta que informações preliminares sugeriram que o piloto havia decidido fazer um pouso de emergência após a aeronave ser atingida por pássaros.

Após o acidente, Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, está voltando para casa e saindo da Rússia, onde deveria ter ido a uma cúpula nesta quarta-feira (25), informou uma agência de notícias russa.

Ramzan Kadyrov, o líder da Chechênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em um comunicado e disse que alguns dos atendidos no hospital estavam em uma condição extremamente grave e que ele e outros orariam por sua rápida recuperação.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Rússia e Ucrânia concordam com cessar-fogo no Mar Negro, diz EUA

Rússia e Ucrânia concordam com cessar-fogo no Mar Negro, diz EUA

Trégua no Mar Negro não tem prazo determinado e é vista como um primeiro passo para...
Mundo
Papa Francisco receberá alta neste domingo e retornará ao Vaticano, dizem médicos

Papa Francisco receberá alta neste domingo e retornará ao Vaticano, dizem médicos

Pontífice fará a sua primeira aparição pública desde que foi internado, há mais de...
Mundo
Papa planeja fazer primeira aparição pública no domingo (23)

Papa planeja fazer primeira aparição pública no domingo (23)

Francisco deve aparecer na janela do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há...