Feira de Santana

Avança elaboração da Carteira de Projetos pensando no desenvolvimento de Feira

Projetos estruturadores garantirão ambiente seguro para atração de investimentos

10/02/2023 12h07
Avança elaboração da Carteira de Projetos pensando no desenvolvimento de Feira
Foto: Izinaldo Barreto

A elaboração da Carteira de Projetos Estruturadores 2035 para Feira de Santana segue avançando. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável e a construção de um ambiente seguro para o município.

A elaboração da carteira de projetos está sendo realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Feira, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Governo Federal, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os trabalhos estão sendo coordenados por um consórcio formado pelas empresas Tese e CONCREMAT.

Na manhã de quinta-feira (9) ocorreu mais um encontro entre os secretários municipais e o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, que representou o prefeito Colbert Filho.

Foram apresentados os dez projetos classificados como estruturadores, conforme os critérios definidos pela Sudene, que contemplam algumas áreas, tais como: logística, infraestrutura urbana, agricultura, saúde, habitação e desenvolvimento social.

Agora será elaborada uma ficha detalhada dos dez projetos, dentre os quais o Município vai priorizar cinco para que o consórcio desenvolva o detalhamento para sua posterior execução. O passo final será a construção de capacidades para a implementação dos projetos estruturadores prioritários.

Vale salientar que foram identificadas 43 fragilidades do município e 45 oportunidades com vistas em seu desenvolvimento. Também foram levantados inicialmente 95 projetos potenciais, sendo que após triagem restaram 53 – destes 21 foram classificados com potencial estruturador e demais agrupados como satélites ou complementares.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha, ressaltou ainda que a
carteira de projetos estruturadores garantirão um ambiente seguro para atração de investimentos a longo prazo, com ênfase em logística e inovação.

“As presenças da SUDENE e do PNUD é uma demonstração do protagonismo do município de Feira de Santana, como polo estratégico de desenvolvimento regional, dentre os maiores municípios do país”, afirmou. A reunião serviu ainda para ouvir e discutir propostas adicionais levadas pelos secretários municipais.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Café com Lady: Conheça a história de fé, família e recomeços de Marcia Saccomani

Café com Lady: Conheça a história de fé, família e recomeços de Marcia Saccomani

A empresária compartilha momentos decisivos de sua jornada, marcada por renúncias e a...
Feira de Santana
Último dia para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana

Último dia para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana

Esta primeira etapa contempla 1.964 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa...
Feira de Santana
Consultora imobiliária de Feira de Santana leva expertise feirense à Expo Mundial Osaka 2025

Consultora imobiliária de Feira de Santana leva expertise feirense à Expo Mundial Osaka 2025

Esse é o maior evento internacional voltado à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento...