Avaliação psicológica é necessária para cirurgias plásticas, afirma cirurgião
Muitos pacientes não estão emocionalmente prontos para o procedimento
O período pré-operatório é importante para evitar problemas e garantir a segurança em qualquer procedimento cirúrgico, inclusive, nas cirurgias plásticas. Segundo o cirurgião plástico Dr. Bernardo Fontes, além da avaliação física, o paciente precisa ser examinado de forma psicológica, para avaliar a expectativa perante os resultados.
“Antes da realização de cirurgia plásticas são feitos exames para avaliação tanto do físico quanto do psicológico, porque é muito importante que durante a consulta seja ajustado a expectativa com a realidade de um ato cirúrgico. Muitos pacientes chegam com vontade de fazer determinada intervenção mas não estão preparados emocionalmente para realizá-la, por isso é indispensável, antes da cirurgia, saber qual será o resultado proporcionado pelo procedimento cirúrgico”, explicou o cirurgião em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM).
A cirurgia plástica atua na correção de alguma parte do corpo que esteja gerando grande desconforto, ou seja, altera a autoimagem e, por consequência, pode proporcionar efeitos psicológicos.
“É muito gratificante devolver a autoestima da paciente que sofre com queda da mama, ou que perdeu muito peso e tem excesso de flacidez. Da mesma forma são com as cirurgias reparadoras de pacientes que foram acometidas com câncer de mama e realizaram mastectomia, após a reconstrução é possível notar a felicidade e realização da paciente”, ressaltou.
Para acompanhar mais conteúdos sobre cirurgia plástica e tirar dúvidas sobre o tema, acesse o instagram: @drbernardofontes.