Feira de Santana

Auxílio Moradia beneficiou mais de 400 pessoas este ano

O Aluguel Social é um auxílio eventual direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade social, para as quais a moradia precária agrava as condições de vida.

26/06/2024 12h00
Auxílio Moradia beneficiou mais de 400 pessoas este ano
Foto: Jorge Magalhães

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), intensificou o programa Aluguel Social em 2024, ampliando o número de famílias beneficiadas. Entre janeiro e maio deste ano, foram firmados 101 novos contratos, totalizando mais de 400 pessoas contempladas com moradia digna.

O Aluguel Social é um auxílio eventual direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade social, para as quais a moradia precária agrava as condições de vida. A iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com as famílias mais necessitadas, em um contexto de acentuadas desigualdades sociais no país e no município, que impactam diretamente a qualidade de vida da população mais vulnerável.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, a mudança na modalidade de pagamento, substituindo a contratação direta pela Prefeitura por um auxílio em dinheiro depositado diretamente na conta do beneficiário, resultou em maior agilidade nas contratações e no interesse do mercado imobiliário. Outro fator que contribuiu para o aumento da adesão foi a atualização do valor mensal do aluguel, que passou de R$ 350,00 para até R$ 470,00.

Para garantir o bom uso do benefício e evitar irregularidades, a SEDESO realiza visitas periódicas às casas dos beneficiários para verificar as condições da moradia, a situação socioassistencial da família e as condicionalidades de saúde e educação dos dependentes menores de idade. “Essa medida preventiva tem sido eficaz, com apenas 4 contratos suspensos por descumprimento das exigências até o momento, um número considerado baixo para uma cidade do porte de Feira de Santana”, considera o secretário.

Os bairros com maior concentração de casas alugadas para o programa Aluguel Social são George Américo, Lagoa Grande e Baraúnas. “Reconhecendo que Feira de Santana conta com cerca de 1.400 pessoas em situação de rua, a Prefeitura segue atenta para garantir condições dignas de moradia, alimentação, saúde e educação para essa população”, completa Denilton.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador