Autoridades avaliam Micareta 2025 como uma das mais seguras dos últimos anos
Neste domingo (04), a festa chega ao seu último dia.
No terceiro dia da Micareta de Feira de Santana 2025, celebrado no sábado (03), as avaliações das autoridades públicas reforçaram um balanço positivo do evento, marcado por segurança, tranquilidade e fortalecimento de ações de cidadania. Neste domingo (04), a festa chega ao seu último dia.
O promotor de Justiça Audo Rodrigues destacou a expressiva redução nos índices de criminalidade e o trabalho integrado das forças de segurança.
“A gente constata que a segurança pública teve uma redução significativa de casos. Isso reflete diretamente na saúde pública, porque reduz o número de atendimentos de foliões vitimados por crimes ou agressões”, afirmou.
Segundo ele, houve diminuição de furtos, como os de celulares, e recuperação de diversos aparelhos por parte da Polícia Civil.
“Eles têm feito um belo trabalho, inclusive com a divulgação das recuperações, o que mostra eficiência e transparência”, disse o promotor. Ele também exaltou o uso da tecnologia com mais de 400 câmeras instaladas no circuito e em ruas adjacentes. “Ontem, um indivíduo que tinha mandado de prisão aberto foi identificado pelas câmeras com reconhecimento facial e imediatamente preso. Isso mostra o comprometimento das instituições”, completou.
Audo ressaltou ainda o papel do Ministério Público não apenas na fiscalização, mas na articulação de soluções.
“Por exemplo, ao tomarmos conhecimento de que os catadores estavam sem água potável, atuamos para resolver a situação. Também estamos junto com o Corpo de Bombeiros e técnicos avaliando as estruturas provisórias para garantir a segurança dos foliões”, explicou. “Nosso objetivo é garantir direitos, segurança e que todos possam brincar com tranquilidade.”
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Filipe Freitas, também fez um balanço positivo da festa.
“Tivemos redução de todos os indicadores de violência em comparação com o ano anterior. Os dois postos de atendimento integrado funcionaram com mais de 80 profissionais e 20 instituições atuando, prevenindo casos de violência contra crianças, idosos, pessoas com deficiência e LGBT+”, detalhou.
Uma das ações destacadas foi a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
“Foram mais de 1.200 pulseiras distribuídas pela Secretaria, além das distribuídas pelo Corpo de Bombeiros. Isso evitou o desencontro entre pais e filhos na multidão”, pontuou. Ele também mencionou a atuação do Procon, que autuou dois atacadistas por venderem produtos vencidos e cerca de 90 quilos de carne imprópria para o consumo. “Essas ações evitaram sérios riscos à saúde da população.”
Outra iniciativa importante foi o cadastramento de trabalhadores que perderam documentos devido à chuva.
“Vamos emitir gratuitamente a nova documentação. Também aproveitamos a festa para vacinar catadores e catadoras. A Micareta está se tornando uma plataforma de promoção de direitos e cidadania”, reforçou o secretário.
Já o subcomandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Lopes, reforçou a percepção de segurança da população.
“A redução da violência no circuito foi significativa. Brigas pontuais foram rapidamente controladas. O acolhimento ao cidadão é um reflexo do nosso trabalho integrado e do investimento em tecnologia”, afirmou.
Lopes mencionou ainda a apreensão de uma arma e a prisão do suspeito. Para o tradicional arrastão de segunda-feira (05), a PM já tem efetivo escalado.
“Queremos repetir o sucesso do ano passado, com segurança e respeito ao horário de encerramento. Isso permite que o comércio possa funcionar normalmente na terça-feira”, finalizou.
*Com informações de Ednalva Valença