Home News

Automação residencial e benefícios para ambientes corporativos

Weber dos Anjos destacou a importância e os benefícios da automação em ambientes corporativos, mostrando como essa tecnologia pode transformar o dia a dia das empresas

08/07/2024 06h15
Automação residencial e benefícios para ambientes corporativos

Automação residencial é frequentemente associada a soluções voltadas para residências unifamiliares, focadas em acessibilidade, conforto, gestão de energia e segurança. No entanto, esses benefícios também podem ser aproveitados em ambientes corporativos. Weber dos Anjos, engenheiro eletricista e sócio-diretor da Apthouse Automação e Sonorização Residencial, trouxe mais detalhes de como a automação residencial pode ser aplicada em empresas.

“É muito comum e até aceitável essa confusão que existe por conta do termo ‘automação residencial’. O termo vem do inglês ‘home automation’, utilizado nos Estados Unidos com foco em entretenimento. Na Europa, o termo mais utilizado é ‘domótica’, que vem de ‘domo’ e ‘robótica’, focado em gestão de energia e acessibilidade, principalmente pela população mais velha,” explica.

Embora o termo “automação residencial” sugira um uso exclusivo em residências, os mesmos princípios podem ser aplicados em ambientes corporativos para proporcionar conforto, acessibilidade e eficiência.

“Quando olhamos para uma empresa, são recursos que também agregam no dia a dia, oferecendo conforto tanto para os clientes quanto para os trabalhadores,” diz Weber.

Entre as soluções mais comuns em projetos corporativos estão:

Segundo Weber, alguns segmentos têm maior demanda por automação, como clínicas, sedes corporativas, salas de reunião e auditórios.

“Clínicas, por exemplo, utilizam automação para oferecer conforto visual aos pacientes e facilitar o atendimento, com controle de iluminação,” comenta.

Weber também destaca o crescimento do mercado de automação voltado para empresas nos últimos treze anos.

“Nesse período, vimos o surgimento de tecnologias como tablets e smartphones com tela sensível ao toque, que contribuíram para a adoção de automação em residências e, consequentemente, em empresas,” afirma.

Além das soluções de automação residencial, outras tecnologias podem tornar o uso de ambientes corporativos mais agradável e prático:

“Um exemplo prático seria uma empresa programar o ar condicionado e a iluminação para ligar automaticamente 20 minutos antes da chegada dos clientes, proporcionando um ambiente pronto para recebê-los,” ilustra Weber.

A automação vai além da praticidade e comodidade, também proporcionando economia. “Ter a gestão de iluminação e ar condicionado na palma da mão dá mais segurança para o gestor e permite alcançar a economia tão buscada,” conclui Weber dos Anjos.

Comentários

Leia também

Home News
Especialistas destaca tendências e adaptações no design no setor hoteleiro

Especialistas destaca tendências e adaptações no design no setor hoteleiro

Em Feira de Santana, a adaptação dos hotéis às novas tendências já é perceptível....
Home News
Especialista explica importância do planejamento financeiro em obras

Especialista explica importância do planejamento financeiro em obras

A importância do planejamento financeiro em obras é um tema que merece atenção, e a...
Home News
Arquiteta dá dicas para escolher seu imóvel com segurança e conforto

Arquiteta dá dicas para escolher seu imóvel com segurança e conforto

Karina destaca a importância de considerar as particularidades de cada família ao escolher...