Automação residencial e benefícios para ambientes corporativos
Weber dos Anjos destacou a importância e os benefícios da automação em ambientes corporativos, mostrando como essa tecnologia pode transformar o dia a dia das empresas
Automação residencial é frequentemente associada a soluções voltadas para residências unifamiliares, focadas em acessibilidade, conforto, gestão de energia e segurança. No entanto, esses benefícios também podem ser aproveitados em ambientes corporativos. Weber dos Anjos, engenheiro eletricista e sócio-diretor da Apthouse Automação e Sonorização Residencial, trouxe mais detalhes de como a automação residencial pode ser aplicada em empresas.
“É muito comum e até aceitável essa confusão que existe por conta do termo ‘automação residencial’. O termo vem do inglês ‘home automation’, utilizado nos Estados Unidos com foco em entretenimento. Na Europa, o termo mais utilizado é ‘domótica’, que vem de ‘domo’ e ‘robótica’, focado em gestão de energia e acessibilidade, principalmente pela população mais velha,” explica.
Embora o termo “automação residencial” sugira um uso exclusivo em residências, os mesmos princípios podem ser aplicados em ambientes corporativos para proporcionar conforto, acessibilidade e eficiência.
“Quando olhamos para uma empresa, são recursos que também agregam no dia a dia, oferecendo conforto tanto para os clientes quanto para os trabalhadores,” diz Weber.
Entre as soluções mais comuns em projetos corporativos estão:
- Gestão de Iluminação: Ajuste automático da iluminação de acordo com o horário e o tipo de ambiente, proporcionando conforto visual adequado para diferentes atividades.
- Acessibilidade: Facilitação do uso de tecnologias sem a necessidade de especialistas, como salas de reuniões controladas por comandos de voz através de assistentes virtuais.
- Integração de Sistemas: Uso de aplicativos e interruptores que preparam o ambiente para reuniões ou outras atividades, aumentando a praticidade e eficiência.
Segundo Weber, alguns segmentos têm maior demanda por automação, como clínicas, sedes corporativas, salas de reunião e auditórios.
“Clínicas, por exemplo, utilizam automação para oferecer conforto visual aos pacientes e facilitar o atendimento, com controle de iluminação,” comenta.
Weber também destaca o crescimento do mercado de automação voltado para empresas nos últimos treze anos.
“Nesse período, vimos o surgimento de tecnologias como tablets e smartphones com tela sensível ao toque, que contribuíram para a adoção de automação em residências e, consequentemente, em empresas,” afirma.
Além das soluções de automação residencial, outras tecnologias podem tornar o uso de ambientes corporativos mais agradável e prático:
- Sistemas de Projeção e Videoconferência: Integração de áudio e vídeo para salas de reuniões e auditórios.
- Sonorização Ambiente: Som ambiente para áreas de recepção, descanso ou refeição.
- Segurança Eletrônica: Integração de sistemas de segurança com persianas e cortinas automatizadas para um controle completo do ambiente.
“Um exemplo prático seria uma empresa programar o ar condicionado e a iluminação para ligar automaticamente 20 minutos antes da chegada dos clientes, proporcionando um ambiente pronto para recebê-los,” ilustra Weber.
A automação vai além da praticidade e comodidade, também proporcionando economia. “Ter a gestão de iluminação e ar condicionado na palma da mão dá mais segurança para o gestor e permite alcançar a economia tão buscada,” conclui Weber dos Anjos.