Automação Residencial: conheça as vantagens e como ela pode influenciar no bem-estar
Com o auxílio das tecnologias é possível otimizar o consumo, e reduzir o desperdício, levando a uma economia de até 35%.
A automação residencial é um conjunto de hardwares e softwares que centralizam o comando de diversos equipamentos. É uma tendência tecnológica que veio para ficar, já que pode transformar qualquer ambiente da casa em algo prático, sofisticado e funcional.
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM), no quadro Home News, o empresário da AptHouse, Weber Anjos, abordou os benefícios da automação.
“A parte de automação residencial abrange desde a parte do controle da iluminação, isso seja através de aplicativos, do comando de voz, como por exemplo a Alexa, bastante utilizada atualmente. A tecnologia também ajuda pessoas com algum tipo de deficiência ou até idosos, através do comando de voz, desde ligar uma lâmpada até comandar equipamentos de áudio e vídeo que poderiam ser algo complexo. Costumo dizer que a AptHouse não trabalha apenas com automação residencial, trabalhamos com tecnologia voltada para residências”, explica.
Com o auxílio das tecnologias é possível otimizar o consumo, e reduzir o desperdício, levando a uma economia de até 35%.
“Conseguimos programar horários para que determinadas ações aconteçam. Por exemplo, uma casa que tenha vários cômodos com ar-condicionado, pode ser programado de segunda a sexta, a partir de oito horas da manhã, que todos aparelhos liguem, assim como pode desligar aquele aparelho automaticamente por horário. Então é algo bem flexível, e com isso acaba gerando o uso racional da energia, consequentemente pode ser feito o mesmo com um sistema relacionado a hidromassagem, piscina ou cascata. A automação permite também o monitoramento, através de um histórico que informa o horário que ligou e desligou”, ressalta.