Automação e Inteligência Artificial podem aprimorar o empreendedorismo
O uso adequado da tecnologia é capaz de trazer melhor aproveitamento do tempo.
Avanços tecnológicos podem promover mais oportunidades de inovação e lucratividade no empreendedorismo. Seja por gerar soluções práticas para consumidores, ou auxiliar o processo criativo. Segundo o empreendedor Adilio Castelo Branco, a tecnologia está sempre com novidades e os donos de negócio devem se manter atualizados.
“Eu vejo que existe muita tecnologia que pode ser usada por empreendedores, mas há uma falta de coragem, ou medo, de avançar. Também noto uma falta de ‘velocidade do uso’, muitas pessoas ficam esperando outras usaram para só assim começarem a aplicar no seu negócio, mas a tecnologia está a frente, e você precisa ser um ‘amigo’ do meio tecnológico”, afirma o empreededor em entrevista ao De Olho na Cidade.
Para Castelo Branco, o primeiro passo é adquirir conhecimento e buscar pessoas que sejam especialistas nessa área. O empreendedor explica que o tempo de resposta atual é muito rápido, o que aumenta a competitividade dos setores. Assim, o uso adequado da tecnologia é capaz de trazer melhor aproveitamento do tempo.
“Vamos supor que hoje eu tenha um determinado formato de vendas de produtos, que passa por vários processos dentro da minha empresa. Em que momento, eu posso automatizar isso? Como automatizar meus marketing e minhas vendas? Como a tecnologia pode entrar nesse circuito e agilizar os processos? Para tudo isso existem ferramentas que podem ser usadas para gerar otimização e ganhar tempo. Sabemos que hoje tempo é dinheiro, e é um problema não se preocupar com isso porque não se resgata o tempo perdido ”, pontua.
A automação é vista para otimizar a repetitividade, ou seja, criar ferramentas que aprimorem os processos e diminuam a carga de atividades repetitivas, promovendo mais praticidade e auxiliando o trabalho de empreendedores.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) se tornaram ainda mais evidentes com a chegada do Chat GPT, ferramenta capaz de imitar diálogos humanos de forma realística, trazendo informações concisas a partir de um banco de dados. Com apenas dois meses de funcionamento, o Chat GPT já conquistou cerca de 100 milhões de usuários ao redor do mundo.
“A IA simula a mente humana de praxe, como ela já tem todas as informações, ela pode trazer soluções bem bacanas. Hoje observamos que ela é capaz de desenvolver um cronograma sobre os processos de uma empresa. Vamos supor que você queira desenvolver um cronograma para atender determinado cliente numa perspectiva específica, a IA pode te trazer isso”, aponta.
Segundo ele, empreendedores devem se adaptar às novas atualizações, pois a tendência é que a IA se torne cada vez mais consolidada. O essencial é que a ferramenta seja utilizada como uma aliada para os negócios.
“A inteligência artificial não está vindo para tirar empregos, como muitos pensam. Acho que quem fala isso precisa estudar mais um pouco sobre essa questão, não precisa ir tão a fundo para entender como a IA é capaz de contribuir na evolução. A IA já contribui muito para a saúde, por exemplo, em questão de informação e junção de linhas de raciocínio, para que possa chegar a uma solução muito mais rápido”, destaca.
A IA pode diminuir a carga imposta aos funcionários, por exemplo, contribuindo para um ambiente mais equilibrado. Planejamento e organização de ideias são outros exemplos de processos que podem ser otimizados.