Educação

Aulas 100% presenciais retornarão na UFBA

Haverá também ampliação do público

10/06/2022 16h50
Aulas 100% presenciais retornarão na UFBA

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou o retorno do semestre 100% presencial na instituição. A medida passa a valer a partir de 2022.2, com oferta regular de componentes curriculares na modalidade presencial e para público mais amplo. Resolução 03/2022 foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), na segunda-feira (6).

A decisão, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), na segunda-feira (6), é válida para estudantes, servidores docentes, além de técnicos-administrativos de qualquer idade. Segundo a Ufba, A resolução tem amparo na análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consuni pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, que avalia com estável a taxa de contaminação e mortalidade nas últimas semanas.

No entato, fica mantida à comunidade da instituição, a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo, com recomendação de manutenção de doses de refoço em dia.

Já a oferta de disciplinas deverá ser, quase totalmente, presencial, ficando mantida a possibilidade de oferta de componentes remotos apenas para professores impedidos de se vacinar por recomendação médica, com laudo médico validado pelo Comitê. Docentes aposentados que se mantenham em atividade e não desejem lecionar presencialmente também poderão trabalhar remotamente.

Regras 

Com a volta, a Resolução reestabelece os módulos normais dos componentes curriculares, o que permite a oferta dos quantitativos totais de vagas vigentes antes da pandemia.

Além disso, fica suspenso o limite de tempo para permanência nos espaços da Universidade, permitindo o cumprimento regular da carga horária por docentes e técnicos, de acordo com as condições de trabalho nas unidades e órgãos

Até o início do próximo semestre, dirigentes de unidades e órgãos deverão solicitar à Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura as medidas de manutenção e adequação necessárias para a retomada da vida presencial em condição semelhante à existente antes da pandemia.

Outra mudança em relação ao semestre 2022.1 diz respeito ao uso de ar condicionado nas salas, que deverá ser permitido de modo contínuo durante o período de aula ou de expediente, com portas e janelas fechadas.

Ainda segundo a Ufba, em caso de nova onda da pandemia, a Resolução mantém a possibilidade de revisão das regras do próximo semestre pelo Conselho Universitário.

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Os requerimentos de progressão funcional por avanço vertical são apresentados ao longo...
Educação
Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).
Educação
Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Relator foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório