Audiência apresenta projeto de duplicação do Anel de Contorno de Feira
O evento marca o início de um processo já autorizado para licitação, assinado pelo Governo Federal na última segunda-feira (1).
Nesta sexta-feira (5), ocorreu a Audiência Pública para a apresentação do projeto executivo da duplicação do Anel de Contorno em Feira de Santana. O evento marca o início de um processo já autorizado para licitação, assinado pelo Governo Federal na última segunda-feira (1).
A audiência, articulada pelo Deputado Federal Zé Neto, foi realizada no Auditório do Hotel Acalanto, com a participação de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Carlos Antônio Rocha de Barros, Diretor da Diretoria Executiva do DNIT, destacou a importância e os desafios do processo..
“A previsão é que iniciemos o processo legislativo para o lançamento do edital no dia 22, um compromisso que o DNIT assume. Existe uma expectativa de que ao longo do segundo semestre possamos concluir todo o processo e dar ordem de serviço para as obras. O investimento inicial previsto é de cerca de R$ 200 milhões, mas o valor final dependerá do processo licitatório”, explicou.
Monique Torrano, representante da empresa RTA Engenheiros Consultores, que elaborou o projeto, ressaltou os detalhes do mesmo.
“Todo o contexto urbano é complicado. Nosso grande desafio foi atender às necessidades da população, evitando desapropriações que causariam atrasos e danos. A duplicação inclui cinco passarelas e três novos viadutos. A segurança viária será significativamente melhorada com a separação do fluxo de veículos da rodovia e dos bairros”, afirmou Monique.
O Deputado Zé Neto enfatizou a evolução do projeto desde as audiências anteriores.
“O projeto mudou muito, de três passarelas passamos para cinco, além de outras melhorias como pistas de ciclismo e intervenções de conexão entre a Lagoa Grande e Santo Antônio. O diálogo com a comunidade foi fundamental para essas mudanças”, declarou Zé Neto.
A obra, com prazo de execução estimado em 12 meses, busca resolver problemas históricos de infraestrutura e mobilidade na região.
“É uma ação importante para toda a cidade. Vamos receber uma avenida linda, que trará benefícios significativos para Feira de Santana”, completou o Deputado.
A audiência contou com a presença de representantes do DNIT, do Governo do Estado, da Polícia Rodoviária Federal, além de diversas entidades locais, que colaboraram para a construção de um projeto mais adequado e eficiente para a cidade.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim