Esporte

Atletas Olímpicos são destaque no Campeonato Brasileiro de Canoagem em Santo Estevão

A competição conta com a presença de mais de 380 atletas, incluindo o campeão olímpico Isaquias Queiroz e o medalhista olímpico Erlon de Souza.

26/08/2022 10h05
Atletas Olímpicos são destaque no Campeonato Brasileiro de Canoagem em Santo Estevão
Foto: Divulgação CBCa

Segue até domingo (28) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Santo Estevão, Região Metropolitana de Feira de Santana. A competição conta com a presença de mais de 380 atletas, incluindo o campeão olímpico Isaquias Queiroz e o medalhista olímpico Erlon de Souza.

Nesta sexta-feira (26), os atletas olímpicos voltarão à agua, para competir nas provas eliminatórias dos 500m.  Sete vezes campeão mundial e com quatro medalhas olímpicas no currículo, Isaquias venceu sua bateria eliminatória no C1 1000m, prova na qual foi campeão olímpico em Tóquio-2020 e faturou a prata no Mundial há algumas semanas, com 04min36s97.  Ao De Olho na Cidade, ele contou que seu combustível é mirar a marca de número 1 do país.

Foto: Danillo Freitas

“O esporte é uma ferramenta muito importante pra sociedade, isso eu não vou negar. Eu coloquei uma uma trajetória na minha mente de que eu queria ser o maior campeão olímpico e para isso eu tive que abandonar algumas coisas e eu consegui chegar lá, mas o esporte é muito legal por uma diversão, poder chegar aqui hoje e falar que pra mim hoje aqui não é questão de ganhar ou perder, mas de se divertir, mas lógico que quero ganhar também.”

O atleta também pontuou o destaque da Bahia na formação de novos atletas.

“Eu não tenho não tenho muita pressão em relação a ter que dar exemplo. Eu falo pra toda criança nunca querer ser como eu e sim melhor do que eu, porque senão vai sempre estar na minha sombra, mas lógico que a gente sabe que cada atitude nossa influencia na formação de um atleta. Mas, graças a Deus, a Bahia está fazendo uma formação bem grande aí de novos atletas, na seleção tem o Felipe, o Evandilson, isso mostra que que estão vindo futuros atletas para Canoagem da Bahia e eu fico muito feliz nessa questão. Espero que daqui pra frente as empresas também comecem a patrocinar os clubes, hoje o governo apoia bastante os clube da Bahia, Ubaitaba, Itacaré, Ubatã e formando novos clubes em outras cidades e isso é muito importante para as associações, mas os atletas ainda estão precisando de um apoio maior, mas eu acho que talvez no futuro possa ser diferente.”

Ao lado de Isaquias, outro medalhista olímpico também é destaque da competição, Erlon Souza. Erlon já tem história para contar e conquistas na canoagem olímpica. O atleta foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 e pela primeira vez compete na Bahia.

Foto: Danillo Freitas

“É a primeira vez que eu estou participando de um campeonato brasileiro aqui na Bahia, por enquanto o vento não tem deixado a gente exercer aquilo que a gente tem treinado para fazer com que o campeonato fique um pouco mais bonito, o vento tem nos incomodado um pouco, mas estamos sobrevivendo, tentando fazer o melhor que podemos pra que o campeonato tenha sucesso.” Disse.

Erlon não participou da última Olimpíada de Tóquio devido a uma lesão no quadril, mas ele afirma que já está 100% para lutar por uma vaga nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Eu sempre tive essa vontade de ser uma referência, no começo da minha carreira eu queria ser um grande atleta justamente pra que eu tivesse a oportunidade de até resgatar uma certa juventude que às vezes as pessoas dão como perdida e hoje eu vejo que existe essa carga sobre a minha imagem. De um ano pra cá teve uma reviravolta na minha vida, eu estive fora dos Jogos Olímpicos de 2021, porque eu tive que passar por uma cirurgia no quadril por conta de uma doença congênita que eu tive e agora vai fazer um ano que eu fiz a cirurgia e tenho sentido que estou 100% para retomar as atividades, conquistar a vaga pra 2024 que é o nosso objetivo e começar a construir uma nova história.

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Esporte
Por 4 x 1, Brasil derrota Coreia do Sul e se classifica para quartas de final na Copa

Por 4 x 1, Brasil derrota Coreia do Sul e se classifica para quartas de final na Copa

A próxima disputa será nesta sexta-feira (9) contra a Croácia.
Esporte
Tite define escalação do Brasil e faz apenas uma mudança em relação ao time da estreia

Tite define escalação do Brasil e faz apenas uma mudança em relação ao time da estreia

Com a escalação, Tite pretende segurar um pouco mais na defesa para liberar os jogadores...