Atletas de Feira de Santana são homenageados após destaque em ultramaratona internacional no Rio Grande do Norte
Com trajetórias marcadas por dedicação, disciplina e amor pelo esporte, os dois atletas não apenas elevaram o nome de Feira de Santana em uma competição de nível internacional, como também inspiram outros corredores e amantes da corrida de rua.
Dois atletas que moram em Feira de Santana foram homenageados com uma moção de congratulação após conquistarem posições de destaque na Ultramaratona Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte. Élder dos Santos Lima e Giovanni Reis representaram com garra e superação o município e a Bahia em uma das provas mais exigentes do calendário esportivo.
Carioca radicado em Feira de Santana há cinco anos, Élder dos Santos Lima conquistou o nono lugar na classificação geral da prova de 24 horas. Segundo ele, o desafio foi extremo tanto física quanto mentalmente, mas a determinação falou mais alto.
“Foi uma corrida muito disputada, que exige muito do físico e principalmente do psicológico. Quando completei as cinco primeiras voltas, percebi que ia ser puxado, mas não abaixei a cabeça e continuei. Consegui conquistar a nona colocação representando Feira de Santana e a nova geração de atletas da cidade”, comemorou.
Élder destacou que a preparação para uma ultramaratona começa com pelo menos três meses de antecedência e envolve não apenas treinos longos, mas também cuidados com a alimentação e acompanhamento profissional.
“Digo sempre que 99% é psicológico. O corpo pede para parar com poucos quilômetros, mas a mente precisa estar forte. Além disso, alimentação balanceada e acompanhamento de nutricionista e cardiologista são fundamentais. Inclusive, precisamos apresentar vários atestados para poder participar oficialmente da prova”, explicou.
Quem também brilhou na prova foi Giovanni Reis, natural de Mundo Novo, mas morador de Feira de Santana há 15 anos. Ele conquistou a quarta colocação geral na ultramaratona e se mostrou entusiasmado com os próximos desafios.
“A experiência foi muito boa, gostei demais e quero seguir vencendo meus limites. Agradeço aos colegas, à minha assessoria e aos amigos que me ajudaram. Já estou inscrito em mais competições, agora é só esperar o dia chegar”, disse o atleta, que pretende continuar morando na cidade. “Feira me acolheu e aqui estão meus colegas, pretendo continuar aqui sim.”
*Com informações da repórter Isabel Bomfim