Atleta morre durante prova de águas abertas em Porto Seguro, na Bahia
A prova foi suspensa após a confirmação de óbito de Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos
Um atleta morreu durante a disputa da Copa Brasil e Campeonato Baiano de Águas Abertas, em Porto Seguro, no último sábado (13). Em nota, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) confirmou o falecimento de Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, e suspendeu a prova.
De acordo com informações do Globo Esporte, uma nadadora, que não quis se identificar, relatou que os nadadores tiveram dificuldade com a correnteza contra a maré, além de um temporal que começou durante o evento. Ela também criticou a realização do evento e afirmou que não havia salva-vidas em stand ups, algo comum em provas da Federação.
A FBDA afirmou que havia cerca de 130 atletas na água e que tudo estava dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis. Além disso, ainda informou que “situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas”.
Dielson era formado em educação física e atuava na direção do Instituto Federal da Bahia (Ifba). O atleta era diretor do Departamento de Ensino Superior (DESUP).
*Globo Esporte/ Metro 1