Esporte

Atleta do Buffalo Bills pode ter sofrido caso raro de ‘Commitio Cordis’; entenda

Jogador sofreu parada cardíaca, mas foi socorrido

14/01/2023 16h20
Atleta do Buffalo Bills pode ter sofrido caso raro de ‘Commitio Cordis’; entenda
Foto: Reprodução/Twitter

O jogador do time Buffalo Bills, de futebol americano Damar Hamlin, sofreu uma parada cardíaca após receber uma pancada no peito. O caso ocorreu no dia 2 de janeiro, durante partida contra o Cincinnati Bengals. A situação gerou discussões ao redor do mundo sobre a segurança nos esportes.

“Trata-se de um atleta de 24 anos, e nós imaginamos que atletas de alto rendimento passem por checkups, isso com alta tecnologia — ainda mais nos Estados Unidos —, e diversos exames. Então quando acontece um caso como esse, gera um medo em outras pessoas que também fazem esporte”, explica o médico cardiologista Israel Reis ao De Olho na Cidade.

A pancada ocorreu após Hamli se chocar com um atacante do time adversário. Ele foi atingido na parte superior do tórax, região conhecida como “nobre”, pois abriga o coração. Ainda não se sabe exatamente o que ocorreu de fato para ocasionar a parada cardíaca. 

“O que se suspeita é que aconteceu um caso raro de ‘Commotio Cordis’, que é uma arritmia causada por uma pancada na área cardíaca, em uma fase muito específica do ciclo cardíaco. Isso não ocorreria se fosse em outro do ciclo, mas a pancada ocorreu em fração de segundos daquele momento do ciclo”, pontua o médico.

O ‘Commotio Cordis’, apesar de raro, já acometeu outros atletas, de diferentes modalidades. Segundo dados documentados pela instituição National Commotio Cordis Registry, da cidade americana de Mineápolis, 224 casos ocorreram nos últimos 15 anos e  50% dos eventos envolveram atletas com idade média de 15 anos.

Outra possível causa, comum por causar morte súbita em atletas menores de 35 anos, é a Cardiomiopatia Hipertrófica, doença genética e silenciosa, que provoca um espessamento do músculo cardíaco que tende a gerar um arritmia, sobretudo desencadeado pelo esforço. Foi essa patologia que provocou a morte do  zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004, quando tinha 30 anos de idade. 

Apesar das preocupações e discussões a respeito, o Buffalo Bills comunicou liberado em suas redes sociais, que o jogador Hamlin recebeu alta do Buffalo General Medical Center/Gates Vascular Institute e seguirá se recuperando em casa.

Comentários

Leia também

Esporte
Elenco do Flu de Feira realiza primeiro treino de campo sob comando de Paulo Foiani

Elenco do Flu de Feira realiza primeiro treino de campo sob comando de Paulo Foiani

O treinamento marca o início de uma nova fase para o clube
Esporte
Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

A classificação veio após o primeiro lugar na disputa do Campeonato Pan-americano de...
Esporte
Copa do Brasil: CBF define datas dos jogos de Bahia e Vitória