Educação

Atividades para o Enem são potencializadas pela TV Conexões e por escolas do sudoeste da Bahia

Outra ação em destaque são os aulões de revisão com foco no Enem, que estão acontecendo nas escolas estaduais de Vitória da Conquista.

06/06/2024 17h00
Atividades para o Enem são potencializadas pela TV Conexões e por escolas do sudoeste da Bahia
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Diversas atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão sendo realizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma delas é o Programa Descomplique com Vina Queiroz, produção da TV Conexões – Estação do Saber, que estreia nesta quinta-feira (6), às 15h30. Outra ação em destaque são os aulões de revisão com foco no Enem, que estão acontecendo nas escolas estaduais de Vitória da Conquista.

Autora do livro “O segredo da redação na prática” e do e-book “Desafio 21 dias para deixar de procrastinar e se conectar com os estudos”, a professora e mestre em Educação, Vina Queiroz, é criadora do método Descomplique sua Redação em 7 Passos (DR7P), que visa ajudar os estudantes a tirarem mais de 900 pontos na redação. Durante o programa, a educadora responderá dúvidas; dará dicas para descomplicar os estudos; abordará sobre conexões literárias; e falará sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados poderão assistir à aula pelo canal do YouTube da TV Conexões (https://www.youtube.com/estacaodosaberconexoes ) ou, em uma exibição alternativa, pelo streaming da 40º TV.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação Básica (Ciebs), unidades da SEC, e diretor da TV Conexões, Robson Costa, explica que o programa é inter e transdisciplinar, com vários quadros focando o Enem, e este de estreia vai envolver literatura, língua portuguesa, arte e cinema. “Durante o episódio, Vina irá abordar técnicas de estudos e como obter uma alta pontuação na redação; questões socioemocionais; e preparação para enfrentar as avaliações, visando auxiliar os alunos a serem indivíduos críticos, a partir do entendimento de temas contemporâneos da nossa sociedade”. Outras áreas, como Biologia, Humana, Física e Química, serão abordadas em outros episódios do programa.

Aulões Preparatórios

Em Vitória da Conquista, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, assistiram à palestra do professor Adão Albuquerque sobre atualidades, dentro do projeto Aulões Preparatórios para o Enem, promovido pelo Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia (NTE 20). O estudante Isaac Ferraz Silva, 18, comentou sobre a atividade. “Foi um momento de aprendizado muito bom e essencial para nós, que vamos fazer as provas do Enem. Os assuntos abordados, como crescimento demográfico, etarismo, mudanças climáticas e globalização, são bem atuais e precisamos estar antenados para nos sairmos bem nos vestibulares”, disse.

Comentários

Leia também

Educação
Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Prorrogação vale para nascimento ou adoção de crianças por estudantes
Educação
Inscrições para o ProUni começam na terça-feira (23)

Inscrições para o ProUni começam na terça-feira (23)

Ao todo, serão ofertadas 243.850 bolsas nessa edição do programa
Educação
Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos estados com propostas...