Mundo

Jornalista feirense nos EUA avalia o impacto do atentado contra Trump nas eleições

A nação agora aguarda os próximos passos e as possíveis consequências desse evento nas eleições e na política americana como um todo.

15/07/2024 07h21
Jornalista feirense nos EUA avalia o impacto do atentado contra Trump nas eleições
REUTERS/ TV

Segundo Brenda Victória, jornalista feirense que mora nos Estados Unidos, o atentado que deixou o ex-presidente Donald Trump ferido em um comício na Pensilvânia na noite do último sábado (13) tem causado grande repercussão no país. O ataque, que resultou na morte de um participante e deixou outros dois em estado crítico, está sendo considerado um marco que pode mudar o rumo das eleições.

“A ilusão de segurança que permeava a política americana, construída ao longo de décadas entre republicanos e democratas, foi bastante danificada”, relatou Brenda. O atentado ocorreu em um evento altamente protegido, o que destacou uma vulnerabilidade preocupante na segurança presidencial dos Estados Unidos.

Desde que Ronald Reagan foi baleado por John Hinckley em 1981, não houve um ato tão dramático de violência dirigido contra um presidente ou candidato presidencial no país.

“Esse novo episódio remonta a um período sombrio da história americana, especialmente à década de 1960, quando o país também passava por intensa polarização política, culminando nos assassinatos dos irmãos Kennedy. Esse atentado trouxe à tona memórias daquela época sombria”, observou Brenda.

Ainda é difícil prever o impacto que os acontecimentos de sábado terão sobre as eleições, mas figuras de ambos os partidos estão pedindo união nacional em vez de mais polarização e violência.

“Por enquanto, a tensão da política está voltada para a convenção nacional republicana, que começará nesta segunda-feira, dia 15”, informou Brenda. Trump subirá ao palco da convenção na noite de quinta-feira, dia 18, para aceitar a indicação como candidato republicano. “Será nesse momento que poderemos medir o grau de polarização após o atentado”, concluiu a jornalista.

O atentado não apenas levantou questões de segurança, mas também evidenciou a crescente tensão política nos Estados Unidos. A nação agora aguarda os próximos passos e as possíveis consequências desse evento nas eleições e na política americana como um todo.

Brenda Victória, jornalista de Feira de Santana e que mora nos Estados Unidos há quase um ano, estará a frente da cobertura que será transmitida através dos programas Jornal do Meio Dia na rádio Princesa FM, De Olho na Cidade na rádio Sociedade News, no portal De Olho na Cidade, e nas redes sociais.

Ouça a análise completa por Brenda Victória:

De Feira de Santana para os EUA: De Olho na Cidade fará cobertura das eleições norte-americanas

Comentários

Leia também

Mundo
Trégua em Gaza: Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo e troca de reféns

Trégua em Gaza: Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo e troca de reféns

Pausa no conflito começa no domingo, após 15 meses e quase 48 mil mortos. EUA, Catar...
Mundo
Aos 100 anos, morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Aos 100 anos, morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Com 100 anos, Carter foi o ex-presidente mais longevo dos Estados Unidos
Mundo
Acidente aéreo na Coreia do Sul é o mais mortal dos últimos seis anos

Acidente aéreo na Coreia do Sul é o mais mortal dos últimos seis anos

Acidente também é o pior da história em voos domésticos no país