Associação promove acolhimento para mães de filhos autistas
Mãe de dois filhos autistas, criou a Associação Mães de Filhos Autistas (Amfa), onde atua como presidente
Buscando apoio e divulgação de conhecimento sobre o espectro autista, Kamile Cundes, mãe de dois filhos autistas, criou a Associação Mães de Filhos Autistas (Amfa), onde atua como presidente. A mãe conta que seus filhos foram diagnosticados após o alerta de uma professora.
O diagnóstico das crianças começou quando professores notaram um comportamento diferente e conversaram com Kamile. Após uma consulta com fonoaudiólogo, e neurologista, o diagnóstico foi confirmado.
“Quando recebi a notícia, o médico me disse que minha luta estava começando a partir daquele dia, pois ser mãe de dois filhos autistas não é pra qualquer mãe.”, ela conta, enfatizando que tudo mudou na sua vida, ainda mais que ela já possuía outros filhos, porém não são autistas.
Segundo Kamile, várias portas foram fechadas, e a busca por tratamento era constante. A escola foi o principal desafio, pois, devido aos comportamentos divergentes, as crianças eram mais excluídas das atividades.
“Era frustrante para mim quanto mãe ver meus filhos não participarem”. Apesar dos maus tratos, Kamile começou a estudar mais sobre o assunto, para conseguir lidar melhor com essas situações e também para compartilhar o conteúdo com outras famílias.
A partir disso, ela criou uma rede de apoio para acolher outras mães, promovendo uma troca de conhecimentos e amparo.
Hoje, já com sete anos de idade, os filhos da Kamile já verbalizam, são muito afetivos e comunicativos. “Eles começaram a se desenvolver bem com o tratamento, que é muito importante”.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Instagram: @amfa.fsa.