Bahia

Associação de Bares e Restaurantes condena projeto que proíbe uso exclusivo de cardápios digitais na Bahia

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes, criticou o projeto de lei que proíbe o uso exclusivo de cardápios digitais na Bahia.

04/08/2023 12h26
Associação de Bares e Restaurantes condena projeto que proíbe uso exclusivo de cardápios digitais na Bahia
Foto: Freepik

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes, criticou o projeto de lei do deputado estadual Júnior Nascimento (União) para proibir o uso exclusivo de cardápios digitais em bares, restaurantes e lanchonetes na Bahia.
O parlamentar argumentou que os menus exclusivamente acessados por QR Code causam constrangimentos às pessoas que não têm acesso ou manejo da tecnologia. Leandro Menezes afirmou, no entanto, que a decisão deve ser do estabelecimento, contanto que o local disponibilize a internet e o aparelho digital para o consumidor fazer o pedido, caso não os tenha.
“A Abrasel não quer entrar no mérito de qual cardápio é melhor. A questão se dá mais pelo direito de escolha do empresário, uma vez que ele cumpra o Código de Defesa do Consumidor, isso fica a critério do estabelecimento. O importante é que haja infraestrutura. Já pensou se o poder público quer decidir se o restaurante vai ter comida italiana ou brasileira?”, argumentou Leandro Menezes, em entrevista ao Metro1.
O projeto prevê que os valores e a aplicação das respectivas autuações e penalidades caberão ao Poder Executivo, que tomará as medidas necessárias para a regulamentação e cumprimento da lei.
“A gente tem uma legislação que protege o consumidor. Se a pessoa não tem acesso à internet ou celular, o estabelecimento deve disponibilizar. O resto é decisão do empresário”, afirmou o representante da Abrasel.
*Metro1

Comentários

Leia também

Bahia
Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Os municípios presentes se comprometeram a avançar na implementação que cria a Lei...
Bahia
Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Ao todo, o VLT de Salvador e Região Metropolitana contará com 42 estações distribuídas...
Bahia
Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Segundo a prefeitura, o valor será destinado para infraestrutura e preservação ambiental ...