Associação Comercial de Feira de Santana promove palestra sobre câncer de mama em apoio ao Outubro Rosa
O evento, além de informar e conscientizar, reuniu diversas pessoas unidas pelo mesmo propósito: lutar contra o câncer de mama e promover a saúde das mulheres
Em uma noite dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, a Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS) realizou, na quarta-feira (23), uma palestra com o renomado mastologista Dr. Flávio Amorim, além de convidados especiais como a advogada Dra. Vanessa Toffo, a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) e o projeto TAMAR. O evento fez parte das ações do Outubro Rosa, campanha voltada para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Genildo Melo, presidente da Associação Comercial, destacou o compromisso da instituição não só com o mundo dos negócios, mas com o bem-estar da comunidade.
“É uma grande satisfação participar deste programa. A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, para muito além de falar de negócios, empreendedorismo e associativismo, se preocupa com as pessoas, com a saúde delas, especialmente a saúde da mulher neste momento. Hoje estamos promovendo essa palestra espetacular com o Dr. Flávio, que é um grande parceiro e está sempre nos brindando com sua inteligência e conhecimento, levando informações ao público que mais precisa”, afirmou, reforçando a participação ativa da ACEFS no Outubro Rosa.
O Dr. Flávio Amorim, especialista em mastologia, reforçou a importância de eventos como esse para a conscientização contínua sobre o câncer de mama.
“É muito importante estarmos juntos com uma causa tão nobre. O tema principal desta reunião é a conscientização da comunidade sobre a necessidade de atenção às mamas, seja no diagnóstico ou no tratamento adequado da doença. Vi aqui na plateia algumas pacientes que já foram tratadas, que vieram para compartilhar suas experiências e ajudar quem está iniciando essa luta contra o câncer de mama”, comentou o médico.
Ele também ressaltou que a conscientização deve se estender além do mês de outubro: “Essas ações, como a iluminação de monumentos e reuniões como essa, não devem ficar restritas ao mês de outubro. A ideia é que essa mensagem seja difundida ao longo do ano.”
Durante sua fala, o Dr. Flávio também destacou a influência da experiência familiar no tratamento, mencionando a importância de tratar os pacientes de forma integral.
“Estou tratando uma família no momento, onde uma paciente passou por uma grande cirurgia e houve receio por parte dos familiares devido a complicações em outro tratamento anterior. Isso mostra que o lidar com a família transcende o diagnóstico da doença específica. Precisamos estar atentos aos traumas e experiências anteriores para minimizar o sofrimento e esclarecer as dúvidas da melhor forma possível.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas