Associação Comercial de Feira de Santana completa 80 anos como protagonista do desenvolvimento da cidade
Em série especial, Humberto Cedraz destaca a trajetória da entidade, criada em 1945, e sua relevância na defesa dos interesses empresariais e no fortalecimento de Feira de Santana.
Dentro da série especial Feira de Santana e sua História, realizada pelo programa Jornal do Meio Dia da Rádio Princesa FM e pelo De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News, em parceria com o projeto Feira de Santana Rumo aos 200 Anos, a trajetória da Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS) foi destaque nesta semana. A instituição, que completou 80 anos em 2025, foi lembrada pelo seu papel histórico no fortalecimento do comércio e na luta por avanços estruturais para a cidade.
O convidado foi o ex-presidente da entidade, Humberto Cedraz, que fez questão de ressaltar a relevância da ACEFS para a história do município.
“Do ponto de vista histórico, é a mais importante instituição da história de Feira de Santana. Criada em 1945, foi vanguarda em diversas reivindicações e responsável por conquistas que ajudaram a moldar o desenvolvimento da cidade”, destacou.
Cedraz relembrou algumas das principais batalhas da Associação ao longo das décadas, citando a duplicação do Anel de Contorno, a luta pelo fortalecimento da malha ferroviária e a defesa da instalação do Centro Industrial do Subaé (CIS).
“Ninguém lutou tanto pela duplicação do Anel de Contorno quanto a Associação Comercial. Também enfrentamos o risco de fechamento do CIS, e durante minha gestão, conseguimos reverter essa decisão junto ao governo estadual, garantindo que Feira de Santana continuasse a ter um polo industrial ativo”, afirmou.
Apesar da proximidade natural com o poder público em pautas de interesse coletivo, Humberto fez questão de frisar a postura independente da entidade.
“A Associação Comercial sempre se manteve distante da política partidária. É claro que, a depender da gestão, pode haver uma tendência, mas nunca houve submissão. O prestígio não vem de fotos com autoridades, mas do trabalho sério em prol dos associados e da cidade”, ressaltou.
Hoje, a ACEFS representa empresários de diversos setores, com foco especial em micro e pequenas empresas, e se mantém como uma das entidades mais plurais de Feira de Santana.
“A Associação Comercial é abrangente e segue respeitada porque sempre se posicionou como liderança empresarial autêntica, capaz de cobrar e dialogar com o poder público sem se curvar, mas também sem brigar desnecessariamente”, disse Cedraz.
O especial integra as comemorações pelos 192 anos de emancipação política de Feira de Santana e abre as discussões do projeto Feira de Santana Rumo aos 200 Anos, que reúne sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e especialistas para refletir sobre o passado e projetar o futuro da cidade.