Árvores mortas são retiradas da Praça Almirante Tamandaré
Duas delas eram espécie Ficus
O Departamento de Áreas Verdes (DAV), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), realizou a retirada de três árvores na Praça Almirante Tamandaré, no conjunto Milton Gomes, nesta quinta-feira (21). Duas delas eram da espécie Ficus e estavam mortas, suspeitas de envenenamento, e precisaram ser removidas para evitar acidentes.
Segundo o diretor do DAV, João Falcão, às vezes casos desse tipo ocorrem por indivíduos que se incomodam com a quantidade de folhas que as árvores. Contudo, o diretor salienta que é importante manter a preservação da vegetação local.
“A população pode contribuir com a preservação das árvores entendendo que elas são seres vivos e que vão soltar folhas, em alguns períodos mais que outros, como no outono e primavera, e isso é natural. É preciso entender que assim como a árvore dá benefícios, também pode dar alguns trabalhos. Além disso, é importante prevenir que outras pessoas façam maus tratos”, pontua o diretor.
Ainda, ele salienta que assim que os troncos forem completamente removidos do local, haverá o plantio de novas árvores. A população que presenciar qualquer ato de degradação ao meio ambiente pode denunciar ao Fala Feira! pelo 156, ou pelo número 3602-8221 do Departamento de Áreas Verdes.
A outra árvore removida era da espécie Acácia Mimosa, que precisou ser retirada pois seu sistema radicular extenso estava destruindo os equipamentos de uma academia de saúde próxima ao local. Contudo, a empresa responsável realizou a compensação com cinco novas mudas que farão parte da arborização urbana, dentro das adequações do DAV.
Apesar da retirada dos Ficus e da Acácia Mimosa, a praça ainda possui um universo de 94 indivíduos arbóreos, de várias espécies, como Oiti, Pau Brasil, Flamboyant, Acácia chuva de ouro, Ipê rosa, Pata de vaca, Palmeiras, Pau ferro, Acácia mimosa, Aroeira.