Feira de Santana

Artistas, amigos e familiares se despedem de Jorge de Angélica

Jorge morreu na noite desta segunda-feira (30), aos 64 anos

31/10/2023 12h22
Artistas, amigos e familiares se despedem de Jorge de Angélica
Foto: Rafael Marques

Familiares, amigos e artistas se reuniram no velório do cantor e compositor Jorge de Angélica, para se despedir do artista e prestar homenagens a sua trajetória. Jorge morreu na noite desta segunda-feira (30), aos 64 anos, por insuficiência renal, segundo informações divulgadas pela sua irmã, Simone Angélica.

“Já tinha conseguido ontem a regulação, e quando as ambulâncias chegaram para conduzir tivemos a notícia que o óbito aconteceu. Nossos últimos dias em casa foi de querer ajudar, porque quando vemos um parente nessa situação,queremos ajudar de qualquer forma. Tínhamos uma relação muito boa e estou sentindo falta desde já”, relata a irmã do artista em entrevista ao De Olho na Cidade.

Simone Angélica | Foto: Rafael Marques

O corpo foi velado na Pax Cristo Rei, Memorial Gilson Macedo, Kalilândia. Presente na cerimônia, o artista Dionorina destacou a trajetória de Jorge no cenário feirense, sendo um dos grandes representantes do reggae na região.

“Perdemos um companheiro, um grande companheiro, estavámos juntos desde o início dos anos 80. Ás vezes não entendemos o que a vida prega para a gente, mas tudo isso faz parte do nascer, crescer, viver e morrer. Jorge vai em paz, e nós estamos aqui sempre para seguir esse trabalho que nós começamos”, expressa Dionorina.

Foto: Rafael Marques

O artista Gilsan também prestou as últimas homenagens ao legado de Jorge de Angélica: “Jorge deixa agora uma cratera muito grande na nossa memória, na cultura feirense, tanto enquanto artista, mas também como produtor e agente cultural da comunidade de Feira, do bairro da Rua Nova, que ali desenvolveu diversas ações educativas. E também por ser uma das grandes referências da música reggae do nosso país. Nesse momento é dificil traduzir a grande personalidade de Jorge Angélica”, pontua.

Dionorina e Gilsan | Foto: Rafael Marques

Em decorrência do falecimento, o prefeito Colbert Martins Filho decretou luto oficial de três dias no município. O gestor destacou que é importante enaltecer a carreira do cantor, para que outros artistas sejam inspirados e fomentem ainda mais a cultura da região.

Prefeito Colbert Martins | Foto: Rafael Marques

“Nesse momento a prefeitura de Feira de Santana, e eu, como prefeito, lamentamos muito essa perda. É uma perda muito forte do ponto de vista do Reggae, pois se foi um dos seus expoentes, mas do ponto de vista da amizade, dizemos que não vai parar por aqui. Jorge de Angélica é uma marca importante que nós queremos, com todo o respeito, manter, para que outros possam vir aqui para poder, cada vez mais, promover representações de Feira tão autênticas como ele”, expressa o gestor.

O secretário de cultura, esporte e lazer, Jairo Carneiro Filho, salientou que o legado de Jorge será sempre lembrado pela população.

Secretário Jairo Carneiro | Foto: Rafael Marques

“Jorge é uma grande figura, na verdade, um amigo, pois durante esse período na Secretaria de Cultura eu pude ter essa amizade. Era uma pessoa que semanalmente ou estava na secretaria ou me ligava para tratar de vários assuntos, sempre defendendo a música, a cultura, o reggae e a pluralidade. Então, o Jorge realmente deixa um legado e prefiro guardar os momentos positivos, tanto na mente quanto no coração”, salienta Jairo.

O jornalista Elsimar Pondé, que atua com pautas culturais, lamentou o falecimento do artista, mas também destacou seu legado na promoção da cultura na cidade.

Jornalista Elsimar Pondé | Foto: Rafael Marques

“O Jorge foi internado há poucos dias e eu não tinha dimensão do problema, tomei conhecimento ontem que ele estava necessitando de regulação, e quando foi à noite, infelizmente, chegou a notícia de que ele não tinha resistido e faleceu. Tive várias oportunidades de fazer alguns trabalhos apresentando shows dele, trabalhando na divulgação de eventos de Jorge. E mais recentemente, os dois últimos shows dele, eu estive na produção ao seu lado, junto com o Tino Neto. Jorge tinha um coração imenso e era um artista incrível”, relatou o jornalista.

Natural de Feira de Santana, do bairro Rua Nova, onde mantinha o projeto social Mão Angelical, Jorge possuía mais de 40 anos de carreira, e foi o principal fundador do Afoxé Pomba de Malê. Ele já se apresentou diversas vezes na Micareta da cidade e no Carnaval de Salvador.

O corpo de Jorge de Angélica será levado para a Rua Nova, em seguida, sairá um cortejo para o cemitério. O sepultamento está previsto para ás 15h, no Cemitério Jardim das Flores.

*com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Capitão Alden detalha ações do PL e destaca participação na escolha dos secretários de Feira

Capitão Alden detalha ações do PL e destaca participação na escolha dos secretários de Feira

Capitão Alden mencionou que o município atualmente carece de requisitos básicos, como...
Feira de Santana
“A independência da Câmara não será usada para travar projetos”, garante Marcos Lima

“A independência da Câmara não será usada para travar projetos”, garante Marcos Lima

Marcos também defendeu que, apesar de diferenças políticas, a harmonia entre os vereadores...
Feira de Santana
OAB Feira participa da campanha “Volta às Aulas Solidária”; doações podem ser feitas até 10 de fevereiro

OAB Feira participa da campanha “Volta às Aulas Solidária”; doações podem ser feitas até 10 de fevereiro

A iniciativa busca arrecadar materiais escolares para crianças de 0 a 6 anos matriculadas...