Artista feirense Zé das Congas multiplica talentos através da percussão
Seu trabalho incansável e dedicação à comunidade de Feira de Santana são um testemunho de como a música e a cultura podem ser ferramentas poderosas para transformar vidas.
José Pereira dos Santos, mais conhecido como Zé das Congas, é um artista feirense multiplicador de talentos. Já produziu mais de 300 instrumentos artesanais ao longo da sua carreira, além de fazer um trabalho social com jovens do bairro Rua Nova, destacando a arte da percussão, a história da música afro-brasileira e a importância da cultura afro na sociedade.
Hoje, o músico autodidata tem 48 anos, mas foi aos seis anos que ele descobriu que poderia produzir instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. Tampinhas de garrafa, lata de leite em pó, troncos de coqueiro, jaqueira, pedaços de mola quebrada, garfos, arames, se transformam e dão vida à instrumentos musicais, como xequerês, kalimbas, bumbos, tambores de todos os ritmos.
Através de suas aulas e oficinas que ministra gratuitamente, moradores do bairro têm a oportunidade de aprender a confeccionar instrumentos e utilizar a música como ferramenta para construir uma nova realidade. Segundo o artista ele começou de forma espontânea, uma criança foi até ele com o pedido de aprender a tocar um instrumento, desde então ele não parou e atualmente mais de 1000 pessoas já foram beneficiadas e utilizam da arte como uma ferramenta de ganhar dinheiro. “Um antigo aluno meu, que na época tinha 13, 14 anos, atualmente está sustentando a sua família com seu dom. Isso é muito satisfatório, marcou bastante, e também serve para mim como modelo e um exemplo de superação”, destaca o músico.
Apesar de todos os avanços, Zé das Congas enfatiza a necessidade de investimentos contínuos na cultura e na formação musical. “Precisamos de investimentos na área técnica, instruir professores para montar as oficinas, e elaborar projetos. Temos que nos preparar para ensinar e ajudar o maior número de pessoas ”,
ressalta. O músico também destaca a importância do apoio em seus trabalhos. “Eu estou dando aula em duas escolas estaduais, então eu tenho apoio do governo do estado, que é o Educa Mais, e em Feira de Santana também a prefeitura vai e volta me contratando para fazer micaretas e trabalhos sociais na cidade”.
Zé das Congas é mais do que um músico. Seu trabalho incansável e dedicação à comunidade de Feira de Santana são um testemunho de como a música e a cultura podem ser ferramentas poderosas para transformar vidas.
Por: Isabel Bomfim