Feira de Santana

Artigo de professores da Uefs recebe prêmio PubliTEC Senai Cimatec

O artigo premiado, intitulado ”Systematic review of the ‘semantic network’ definitions”, foi publicado na revista Expert Systems With Applications,

06/11/2023 09h53
Artigo de professores da Uefs recebe prêmio PubliTEC Senai Cimatec
Foto: Divulgação

Os professores Marcos Grilo, Inácio Fadigas e Trazíbulo Henrique, os dois últimos já aposentados, do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), receberam o prêmio de melhor trabalho na Categoria 1 para pós-graduandos e bolsistas de nível superior da 10ª edição do PubliTEC Senai Cimatec 2023. A solenidade de premiação ocorreu na última sexta-feira (27), no Centro Universitário Senai Cimatec, em Salvador, durante o encerramento do 9º International Symposium on Innovation and Technology (SIINTEC).

O artigo premiado, intitulado ”Systematic review of the ‘semantic network’ definitions”, foi publicado na revista Expert Systems With Applications, que tem fator de impacto 8.5. O trabalho foi escrito juntamente com os professores Hernane Pereira (Uneb, Senai-Cimatec), Cleônidas Tavares (PPG-MCTI), Marcelo Cunha (IFBA), Renata Barreto (PPG-MCTI) e Júlia Andrade (UFBA). Todos os autores do artigo são membros do grupo de pesquisa em Ciência das Redes Fuxicos & Boatos.

A publicação é fruto de um capítulo da tese de doutorado do professor Marcos Grilo. ”O prêmio é um reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo grupo Fuxicos & Boatos, que conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições, dentre elas, a Uefs. Em particular, o prêmio demonstra uma consolidação das pesquisas realizadas por professores da Uefs na área de Ciência das Redes com publicações em periódicos de alta qualificação há mais de uma década”, afirmou.

O docente ainda explicou que o artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar e classificar a família de definições de rede semântica. A pesquisa mapeou as definições presentes na literatura, analisando aspectos como a representação matemática utilizada e a atribuição de significados a cada componente da rede. Foram coletados 2.336 trabalhos que, após aplicação de filtros, resultaram em 112 definições de rede semântica analisadas. O estudo pode facilitar a decisão de um pesquisador em relação ao modelo de rede semântica que seria mais apropriado para as suas pesquisas.

*UEFS.BR

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mulheres feirantes serão homenageadas pela Câmara em sessão solene nesta segunda

Mulheres feirantes serão homenageadas pela Câmara em sessão solene nesta segunda

Como parte das atividades voltadas a celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara...
Feira de Santana
SOMA realiza desvio de macrodrenagem no bairro Gabriela para evitar alagamentos

SOMA realiza desvio de macrodrenagem no bairro Gabriela para evitar alagamentos

A intervenção se tornou necessária após a construção de uma igreja sobre o canal,...
Feira de Santana
Lazer na Avenida: Noide Cerqueira recebe primeira edição do projeto neste domingo (9) com programação especial

Lazer na Avenida: Noide Cerqueira recebe primeira edição do projeto neste domingo (9) com programação especial

Neste domingo, 9 de março, a avenida Noide Cerqueira recebe a primeira edição do projeto...