Arthur Lira quer instalar três CPIs na Câmara até o fim desta semana
Comissões devem investigar conduta do MST, rombo das Lojas Americanas e manipulações em resultados de partidas de futebol
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), afirmou nesta terça-feira (25) que deve instalar três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara até o fim desta semana. Elas pretendem investigar a atuação do MST, os resultados em partidas de futebol e o rombo das Lojas Americanas.
Sem apoio do governo, a CPI do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tem o apoio da bancada ruralista, descontente com a onda de ocupações em propriedades rurais. Na Bahia, uma proposta parecida, do deputado Leandro de Jesus (PL), que pede a investigação da atuação do movimento após as ocupações realizadas no Sul da Bahia, também pode ser instalada nesta semana.
Já a CPI da Lojas Americanas prevê investigar o rombo contábil registrado na varejista e a CPI das apostas esportivas, os supostos esquemas de manipulação de resultados em partidas de futebol profissional no Brasil. O presidente da Câmara afirmou que os parlamentares vão “trabalhar para que as CPIs não atrapalhem os cursos das demais votações”.
Para a abertura de uma CPI na Câmara, são necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados apoiando o pedido. A instalação das três CPIs na Câmara deve ocorrer paralelamente a instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
*Metro 1