Bahia

Arrastão da Quarta de Cinzas encerra Carnaval de Salvador 2025

Três trios animaram o público, puxados por Danniel Vieira, Léo Santana e Carlinhos Brown.

05/03/2025 16h29
Arrastão da Quarta de Cinzas encerra Carnaval de Salvador 2025
Fotos: Joka O. Gueiros/Secom PMS

Em referência ao nome do primeiro filme brasileiro premiado com um Oscar, “Ainda estou aqui”, milhares de foliões marcaram presença na 30ª edição do Arrastão da Quarta de Cinzas, nesta quarta-feira (5), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), despedindo-se de vez do Carnaval de Salvador 2025. Três trios animaram o público, puxados por Danniel Vieira, Léo Santana e Carlinhos Brown.

Acompanhado da filha Liz, Léo Santana trouxe como convidados o cantor Flavinho, do grupo Pagod’art, e a banda Filhos de Jorge, e colocou o pagodão na roda do circuito. No início do desfile, o artista fez questão de saudar os ambulantes presentes no Largo do Farol da Barra e convocou o público. “Vocês vieram! Vamos lá fazer esse Arrastão”, disse.

Há oito anos participando do momento “inimigos do fim” da folia, Danniel Vieira ressaltou a felicidade em participar de um momento de diversidade e pluralidade da festa, aproveitando para dar o pontapé para o São João. Dentre os convidados estiveram Robyssão, Ed City, Bambam e Silvano Salles, dentre outros nomes.

O cantor também fez referência a Luiz Caldas, considerado o pai da axé music, tendo como marco para o ritmo o álbum “Magia”, de 1985. “Minha primeira memória afetiva do Carnaval foi com ele. Então, hoje, a gente tem que finalizar o Carnaval cantando Luiz Caldas. Vamos chegar em Ondina com tudo”, prometeu.

Percussão feminina – Um dos momentos mais marcantes foi proporcionado por Carlinhos Brown, que trouxe, além do cantor Zé Honório e do instrumentista Armandinho, a Fé-MENINA, um grupo de percussão com 100 mulheres regidas pela veterana Rose Ratinha, que foi integrante da banda As Meninas e é uma das principais percussionistas do país.

“Essa foi a realização de um sonho, de juntar mulheres que vêm do Ilê Aiyê, do Olodum, da Didá, do Muzenza, do Malê Debalê, e que toparam o meu convite. Estou emocionada desde o convite de Brown e é um marco pelo protagonismo da mulher no Arrastão, que é o fechamento do Carnaval de Salvador. Haja coração!”, disse.

Brown fez um agradecimento especial à imprensa pela cobertura e divulgação do Carnaval de Salvador 2025, e relembrou os motivos para a criação do festejo pós-folia oficial.

“O objetivo do Arrastão foi sempre, sim, trazer as pessoas que trabalham durante o Carnaval para ter o seu momento de diversão. Os artistas abraçaram essa possibilidade e isso mostra, mais uma vez, a força da coletividade, da axé music. E, hoje, a gente tem uma dupla comemoração: os 30 anos da axé music e os 75 anos do trio elétrico”, declarou.

Daniela Oliveira, de 43 anos, é servidora pública e faz questão de estar presente todos os anos no Arrastão – mas, em 2025, a festa tem um sabor especial.

“Sempre participo como foliã e, este ano, estarei como percussionista. É mais do que a realização de um sonho, é uma emoção enorme, até porque sou muito fã de Brown. A gente ensaiou bastante e é histórico esse momento hoje. O coração está a mil, nem dormi”, contou.

Gostinho especial – O agente de aeroporto Romilson Paixão, de 47 anos, voltou a curtir o Arrastão depois de cinco anos ausente devido ao trabalho.

“Hoje as férias me proporcionaram esse momento tão esperado por mim. O único propósito aqui é ver Brown e vem aquela sensação de querer mais, de saudade. Deus é muito bom, pois a cada ano a festa melhora e a gente consegue curtir o Carnaval a cada dia. Se não vier para o Arrastão, não é Carnaval”, diz, rindo.

A diretora de ecossistemas Michelle Sales, de 43 anos, saiu de São Paulo para trabalhar no Carnaval de Salvador pela segunda vez e era só animação no Arrastão.

“Fiquei muito feliz de estar aqui todos estes dias. Trabalhei, mas curti bastante também e minha expectativa é ver esse fechamento da festa linda com os melhores artistas que a gente tem aqui e a energia desse último dia tá aquela coisa gostosa. Se tivesse mais uma semana a gente ia, com certeza”, declarou.

*Com informações Secom PMS

Comentários

Leia também

Bahia
Justiça Eleitoral rejeita ação contra prefeito eleito de Santo Estêvão por falta de provas

Justiça Eleitoral rejeita ação contra prefeito eleito de Santo Estêvão por falta de provas

Com isso, os mandatos e os direitos políticos dos envolvidos foram mantidos.
Bahia
Sistema de Reconhecimento Facial localiza sete foragidos da Justiça em 24 horas

Sistema de Reconhecimento Facial localiza sete foragidos da Justiça em 24 horas

Com as prisões, plataforma alcança 607 capturas em 2025 e um total de 2.993 desde a implementação ...
Bahia
Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de abril

Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de abril

Contribuintes com veículos de placas com finais 1, 2, 3 e 4 devem estar atentos ao calendário...