Arquitetura da felicidade: projetos que oferecem bem-estar
O design salutogênico é um conceito em arquitetura e urbanismo que tem como foco projetar ambientes que promovam saúde e bem-estar
Uma das tendências de 2023 é a arquitetura para o bem-estar. Ferramenta poderosa capaz de impulsionar a produtividade e a qualidade de vida, tanto em espaços de trabalho como em residências.
O design salutogênico é um conceito em arquitetura e urbanismo que tem como foco projetar ambientes que promovam saúde e bem-estar. O foco é projetar ambientes mais saudáveis, priorizando a ventilação e iluminação naturais, bom desempenho acústico, a especificação de materiais e mobiliário.
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, a arquiteta Ludymilla Almeida, atribuiu o investimento na arquitetura saludogênica ao período pós-pandemia.
“Nós passamos por inúmeras mudanças, e estamos mais acelerados, por isso o aumento da procura por um local para desacelerar, e nesse contexto também pode ser incluído a pandemia que contribui muito para o investimento no bem-estar”, destaca.
De acordo com a especialista, um projeto arquitetônico de qualidade deve incluir elementos como iluminação natural, ventilação adequada, espaços verdes e acesso a áreas de lazer.