Arquiteto explica como o urbanismo pode contribuir com desenvolvimento da cidade
Profissionais da arquitetura e urbanismo precisam ser valorizados
O urbanismo estuda as relações entre sociedade e espaços, analisando a forma urbana de sua ocupação, organização e intervenção. Em Feira de Santana, profissionais da área discutem quais seriam as ações necessárias para melhorar a estrutura da cidade. Para o arquiteto Ed Vasco, o primeiro ponto é promover mais investimento para a formação de profissionais competentes.
“Não é apenas arquitetura, é arquitetura e urbanismo. As faculdades estão aptas a formarem arquitetos e urbanistas, ao longo da vida nós, estudantes, decidimos se vamos mais para o lado da arquitetura ou da urbanização. O ponto focal é a valorização desses profissionais pelos gestores públicos e pela iniciativa privada”, explica Ed Vasco em entrevista ao De Olho na Cidade.
De acordo com o profissional, muitas vezes os arquitetos e urbanistas não são escutados e precisam trabalhar suas ideias com poucos recursos. Em Feira de Santana, o arquiteto Ed Vasco avalia que as pessoas precisam voltar a ‘viver’ a cidade.
“O que eu vejo em Feira é que as ruas viraram apenas vias de passagens de carros, nem de pedestres são. Então, as pessoas, principalmente a classe média, passam pelas vias e vão aos seus destinos, mas não vivem a cidade,e nós precisamos disso. A partir do momento que vivemos a cidade, tomamos os problemas para nós”, afirma.
O profissional chama atenção para a falta de parques e atrativos urbanos que chamem a atenção da população. “Temos o Parque da Cidade, mas não atende todas as regiões do município. Cada região de Feira poderia ter um parque”.
O desenvolvimento econômico estão intimamente ligado ao desenvolvimento urbano. As cidades com maiores desenvolvimento de economia são aquelas que possuem boas estruturas urbanas.