Arquidiocese: Para garantir o título de Padre é necessário manter uma vida intelectual ativa
Na jornada para se tornar o padre, o jovem tem o compromisso de se graduar em filosofia, e em seguida em Ciências Teológicas.
A formação de novos Padres foi uma das prioridades da arquidiocese de Feira de Santana em seus 60 anos de atuação. Além da formação para o sacerdócio, outras capacitações e habilidades são necessárias para conseguir o título de Padre.
Segundo o Padre Gerson Figueiredo, é exigido disposição para uma vida intelectual ativa. Na jornada para se tornar o padre, o jovem tem o compromisso de se graduar em filosofia, e em seguida em Ciências Teológicas.
“Paralelo a isso, o jovem também é submetido a uma formação humana rigorosa, no ponto de vista religioso, sempre lendo bons livros, discutindo, e possuir elementos que lhe embasam em um perfil humano e religioso, com linguagem apropriada para tratar das coisas do homem e das coisas que competem a igreja”, salienta o Padre.
Fora a formação,tendo chegado como Padre ao Ministério Sacerdotal, o indivíduo pode ser encaminhado para estudos de mestrado ou doutorado após completar três anos de ministério. A área de estudo escolhida deve ser aquela em que o conhecimento possa ser utilizado para o trabalho dentro da igreja.
“No entanto, existem aqueles sacerdotes que optam por fazer uma formação acadêmica que chamamos de ‘civil’, como psicologia, pedagogia ou direito”.
A respeito dos 60 anos da arquidiocese de Feira de Santana, o Padre considera que a igreja feirense é madura, pois desde o período do bispo Dom Silvério sempre foi incentivado que seus sacerdotes fossem bem preparados e tivessem embasamento intelectual para servir melhor à Igreja.
“Para alegria e edificação da cidade, nós temos hoje uma faculdade católica”, ele relata, enfatizando que isso só foi possível devido a vida intelectual ativa dos sacerdotes.
Atualmente o Padre Gerson Figueiredo atua como juiz do Tribunal da Igreja Católica em Salvador, onde julga as causas referentes ao direito canônico interno da igreja.