Brasil

Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos

Resultado equivale a 10,6% do território nacional

06/10/2023 12h00
Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos
Foto:Pixabay/Pexels

No período de 1985 a 2022, a área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50%, ocupando 95,1 milhões de hectares (ha). A área equivale a 10,6% do território nacional e é maior que a do estado de Mato Grosso, por exemplo. A análise é da rede colaborativa de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) e foi divulgada nesta sexta-feira (6).

O levantamento aponta que quase dois terços (64%) da expansão da agropecuária no país – ou 64,5 milhões de hectares – deriva do desmatamento para pastagem. Já o desmatamento feito como etapa de preparo da terra para a agricultura corresponde a 10% da expansão e equivale a 10 milhões de hectares. Pouco mais de um quarto (26%) da ampliação da atividade agrícola – ou 26,7 milhões de hectares – abrange terras que já passaram por um processo de transformação devido à ação do ser humano.

Em 1985, a agropecuária ocupava um quinto (22%) do território do Brasil, ou 187,3 milhões de hectares. Quase quatro décadas depois, constata-se que a proporção cresceu para 282,5 milhões de hectares, ou um terço do território brasileiro. Desse total, 58% são de pastagens, que tiveram um crescimento de mais de 60% entre 1985 (103 milhões de hectares) e 2022 (164,3 milhões de hectares).

O aumento da área que serve ao cultivo agrícola foi de 41,9 milhões de hectares, no intervalo analisado pela equipe do MapBiomas. Nesse caso, o espaço utilizado passou de 19,1 milhões de hectares para 61 milhões de hectares. Em termos comparativos, pode-se dizer que o aumento foi de duas vezes a extensão do Paraná.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Consulta e solicitação de devolução estão disponíveis desde quarta-feira (14); maioria...
Brasil
Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Medida tenta preservar mercado após detecção do primeiro foco da doença em granja comercial...
Brasil
Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Centro-Oeste foi a única região com aumento de registros de nascimentos; óbitos recuaram...