Arcebispo relata dificuldades que familiares estão enfrentando no Rio Grande do Sul
O arcebispo emérito de Feira de Santana expressou profunda preocupação com a situação que afeta sua terra natal.
A cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, está enfrentando momentos de angústia e desafios significativos devido às intensas chuvas que têm assolado a região. Residentes locais estão lutando contra enchentes e deslizamentos de terra, buscando resiliência em meio à adversidade.
O arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, nascido em Roca Sales, expressou profunda preocupação com a situação que afeta sua terra natal.
“Realmente é uma situação triste, muito triste, o que estamos vendo no Rio Grande do Sul. Mais de trezentos municípios afetados, alguns mais, outros menos, e um deles muito afetado foi o município de Roca Sales, a minha terra natal”, disse.
Questionado sobre como ele vem obtendo informações sobre o que está acontecendo em Roca Sales e na região metropolitana de Porto Alegre, Dom Itamar explicou: “Eu tenho ainda duas irmãs vivas e um irmão, e outros que residem fora, em Porto Alegre e Garibaldi, com as duas irmãs e um irmão que residem no município de Roca Sales desde que já retornaram e estão fazendo limpeza na casa, e nesse período todo eles ficaram acolhidos na casa de parentes.”
O arcebispo também compartilhou sua percepção sobre a gravidade da situação, afirmando que nunca aconteceu algo parecido na região.
“Eu tenho 83 anos, e nunca aconteceu coisa parecida. Porém, no ano passado, nós tivemos uma enchente bastante grande, que também era sem precedentes, mas essa ultrapassou todos os limites. Alguns falam que no ano de 1941 teve uma enchente semelhante a essa, mas evidentemente que a época era outra, a população também era talvez mais de 50% menor do que hoje, e nós não sabemos se realmente foi maior ou menor. Mas, na verdade, por aquilo que os mais idosos contam e falam, essa é a maior enchente, a maior tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas