Arcebispo Metropolitano participa da Posse Canônica de Dom Jailton, em Itabuna
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, participou, no sábado (5), da cerimônia de posse canônica de Dom Jailton de Oliveira Lino (PSDP), novo bispo da Diocese de Itabuna. A celebração ocorreu na Catedral de São José, às 17h, com grande participação de fiéis, familiares, amigos e autoridades civis e eclesiásticas. […]
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, participou, no sábado (5), da cerimônia de posse canônica de Dom Jailton de Oliveira Lino (PSDP), novo bispo da Diocese de Itabuna.
A celebração ocorreu na Catedral de São José, às 17h, com grande participação de fiéis, familiares, amigos e autoridades civis e eclesiásticas. A Arquidiocese de Feira de Santana foi representada por Dom Zanoni e pelo coordenador geral de Pastoral, Padre Victor Zacarias.
Durante a cerimônia, Dom Zanoni destacou o papel de continuidade assumido pelo novo bispo: “Chamado a dar continuidade dinâmica aos pastores que o antecederam, Dom Jailton de Oliveira tem sua posse canônica na presença das autoridades estaduais e municipais, de clérigos, religiosos e leigos. Que o Senhor Jesus, o Bom Pastor, o proteja e o cumule de paz.”
Dom Jailton torna-se o sexto bispo da Diocese de Itabuna, sucedendo Dom Carlos Alberto dos Santos. Nascido em Feira de Santana, foi nomeado pelo Papa Francisco com a missão de fortalecer a atuação pastoral e a presença da Igreja na vida social da região.
A solenidade contou ainda com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e da primeira-dama do município. Em um gesto simbólico, o novo bispo recebeu as chaves da cidade, marcando o início de sua missão pastoral.
“É uma alegria participar da posse de uma autoridade religiosa da Igreja Católica. Desejo felicidades ao novo bispo e coloco o Governo do Estado à disposição para colaborar, ainda que parcialmente, com a promoção da paz espiritual entre as pessoas”, afirmou o governador.
*com informações Arquidiocese de Feira de Santana
*Pastoral da Comunicação – PASCOM ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA