Feira de Santana

Arcebispo de Feira de Santana destaca papel da Igreja na transformação social durante encontro em Bogotá

Dom Zanoni destacou a importância do evento para a construção de um mundo mais justo e solidário.

05/02/2025 17h48
Arcebispo de Feira de Santana destaca papel da Igreja na transformação social durante encontro em Bogotá
Foto: Divulgação

O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana e bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira, Dom Zanoni Demettino Castro, está em Bogotá, na Colômbia, onde participa do encontro do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM). O evento, que acontece até o dia 7 de fevereiro, tem como objetivo fortalecer o trabalho do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral (CEPRAP), promovendo reflexões sobre a articulação e acompanhamento de processos pastorais na região.

Dom Zanoni destacou a importância do evento para a construção de um mundo mais justo e solidário.

“Estamos aqui para refletir nossa caminhada, avaliar nosso processo e compreender que precisamos, com todas as forças, em parceria e caminhando juntos, gestar uma nova realidade, contribuir na formação de um mundo de paz”, afirmou.

Durante o encontro, que reúne 50 participantes de diferentes nacionalidades, são realizadas celebrações, plenárias e momentos de espiritualidade, além de debates sobre a Ação Sinodal Transformadora, com a elaboração de estratégias comuns para 2025. Dom Zanoni enfatizou o papel da Igreja na promoção da justiça social.

“A Igreja, em sua ação evangelizadora, tem uma responsabilidade valiosa e significativa. Neste encontro, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar juntos em favor da sinodalidade, da inclusão e da justiça social”, pontuou.

Foto: Divulgação

Em Bogotá, coube a Dom Zanoni presidir uma celebração eucarística do evento, onde destacou a importância da caminhada coletiva da Igreja.

“Reunidos, podemos louvar a Deus, colocando no altar nossa história e nossa caminhada, compreendendo que somos configurados a Cristo. Nosso trabalho deve estar cada vez mais comprometido com os territórios, especialmente em Feira de Santana, nas comunidades quilombolas e também nas comunidades indígenas de toda a América Latina”, acrescentou.

Foto: Divulgação

O CELAM é um organismo da Igreja latino-americana e caribenha, criado em 1955 pelo Papa Pio XII, com o objetivo de promover comunhão, formação e reflexão para as 22 conferências episcopais da região. Atualmente, o conselho é presidido pelo Cardeal Dom Jaime Spengler. O encontro na Colômbia busca, entre outras metas, fortalecer a organicidade das pastorais e definir estratégias que garantam o acompanhamento das decisões tomadas para o futuro da Igreja no continente.

Foto: Divulgação

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Símbolo da economia da cidade, mulher feirante foi homenageada pela Câmara de Feira

Símbolo da economia da cidade, mulher feirante foi homenageada pela Câmara de Feira

Importante símbolo da história desta cidade, onde as feiras livres tem grande relevância...
Feira de Santana
Cooperfeira diz que isenção de imposto de importação não terá efeito para o consumidor
Feira de Santana
SMT inicia testes de “direita livre” em avenidas de Feira de Santana

SMT inicia testes de “direita livre” em avenidas de Feira de Santana

A SMT continuará monitorando os impactos da nova medida e poderá expandir o projeto para...