Bahia

Aposentados e pensionistas do Estado adotam prova de vida digital

Disponível deste março deste ano, a Prova de Vida Digital é um serviço inteiramente remoto

28/06/2022 09h47
Aposentados e pensionistas do Estado adotam prova de vida digital
Foto: Divulgação/Saeb

Mais de 1.700 aposentados e pensionistas vinculados à Previdência do Estado da Bahia já tiveram a oportunidade de garantir a continuidade do recebimento de seus proventos sem sair de casa e nem mesmo interagir com atendentes. Disponível deste março deste ano, a Prova de Vida Digital é um serviço inteiramente remoto que se utiliza da tecnologia de reconhecimento facial para permitir a execução do procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR.

A novidade foi adotada pelo governo baiano, após o período de interrupção da prova de vida gerado pela pandemia. O objetivo foi oferecer aos beneficiários mais uma alternativa de serviço sem comparecimento presencial, além do videoatendimento, que está disponível desde janeiro. “A prova de vida é fundamental para que a Previdência tenha controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes”, explicou a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado.

A coordenadora alerta ainda que a Prova de Vida Digital está disponível apenas para os beneficiários que estão em dia com o cronograma de convocação da Suprev. A agenda – que deve ser seguida também para evitar bloqueios de pagamento – segue o mês de aniversário do próprio aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária. Só neste mês de junho, foram 11.803 convocados. Retardatários dos meses anteriores devem fazer a prova de vida exclusivamente por meio de videoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC.

Passo a passo – Para ter acesso à Prova de Vida digital, o beneficiário precisa baixar o aplicativo e fazer sua conta no GOV.BR . Caso já possua uma conta, basta acessá-la no aplicativo GOV.BR no celular, digitando CPF e senha. Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado. Para essa etapa, o pré-requisito é que o beneficiário ou pensionista tenha sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em seguida, no próprio GOV.BR, na aba “serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização da prova de vida.

Já quem optar pelos serviços por videoatendimento ou presencial precisa realizar agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Comentários

Leia também

Bahia
Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ...
Bahia
Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Homem foi localizado na terça-feira (24) através de ação conjunta com SAMU e Bombeiros...
Bahia
Jerônimo manda mensagem de ‘Feliz Natal’ às famílias baianas

Jerônimo manda mensagem de ‘Feliz Natal’ às famílias baianas

Governador pregou “renovação” para a população da Bahia em véspera da data festiva...