Educação

Após restrições, Flifs retoma programação presencial em 2022

A coordenadora da Flifs e pró-reitora de Extensão da Uefs, Rita Brêda, destacou o retorno do evento presencial

29/07/2022 10h55
Após restrições, Flifs retoma programação presencial em 2022

A Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está de volta à praça depois de dois anos de atividades virtuais por conta da pandemia. A 15ª edição foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (28) em cerimônia realizada no Sesc Centro. O lançamento contou com a presença de autoridades, membros da sociedade civil e representantes das instituições parceiras, além de servidores da universidade. O evento ainda marcou a abertura da exposição em homenagem à professora Ana Angélica Vergne de Morais e teve apresentação musical de Damares Teçá.

Para a vice-reitora da Uefs, Amali Mussi, após a realização do festival no formato virtual, “ver a Flifs de volta à praça e trazendo neste retorno a homenagem à professora Ana Angélica é algo que brinda Feira de Santana com cultura, arte e formação do leitor de uma forma sempre acolhedora e com muita responsabilidade”. Ela ainda acrescentou que acredita “que a Flifs vai novamente dar a sua contribuição no processo formativo do leitor, nas relações sociais e no fortalecimento da cultura e das artes”.

A coordenadora da Flifs e pró-reitora de Extensão da Uefs, Rita Brêda, destacou o retorno do evento presencial e o trabalho das instituições parceiras, além das atividades que fazem parte da programação. “A gente tem como grande expectativa que o público volte a circular por entre os livros e os estandes, acompanhando a programação que envolve orquestra, shows musicais, encontros com escritores, lançamento de livros e a praça do cordel. Quinze anos vai mostrando a nossa maturidade, realizando os objetivos que a gente vem traçando desde a primeira edição e tornando o espaço da feira um espaço público como esse lugar do encantamento e da formação de leitores”, afirmou.

Também estiveram presentes no lançamento professores aposentados da Uefs, o ex-reitor José Carlos Barreto, os ex-vice-reitores Washington Moura, Genival Corrêa e Norma Lúcia Fernandes, pró-reitores, diretores de departamentos e coordenadores de colegiados, os secretários municipais de Educação, Anaci Paim, e de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, o diretor do Sesc, Fabrício Freitas Messias, a representante do Núcleo Territorial de Educação do Estado, Perpétua Almeida, do diretor do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Feira, Luiz Gomes Forte Neto, do ex-prefeito de Feira, José Raimundo de Azevedo, representando a Academia de Letras e Artes e a Academia de Educação, e do vereador Jhonatas Monteiro.

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é organizado pela Uefs e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 19), a Secretaria de Educação de Feira de Santana, a Arquidiocese de Feira e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). A edição deste ano tem como tema “De volta à praça” e vai ocorrer entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, na Praça Padre Ovídio.

Outras informações sobre a Flifs estão disponíveis no site http://www.flifsoficial.uefs.br/.

Comentários

Leia também

Educação
SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

Novidade consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24)
Educação
Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Agora, a capacidade é para atender 550 alunos. 
Educação
Inscrições para o ProUni do 2º semestre começam nesta terça-feira

Inscrições para o ProUni do 2º semestre começam nesta terça-feira

Serão ofertadas quase 244 mil bolsas para cursos em instituições particulares