Educação

Após restrições, Flifs retoma programação presencial em 2022

A coordenadora da Flifs e pró-reitora de Extensão da Uefs, Rita Brêda, destacou o retorno do evento presencial

29/07/2022 10h55
Após restrições, Flifs retoma programação presencial em 2022

A Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está de volta à praça depois de dois anos de atividades virtuais por conta da pandemia. A 15ª edição foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (28) em cerimônia realizada no Sesc Centro. O lançamento contou com a presença de autoridades, membros da sociedade civil e representantes das instituições parceiras, além de servidores da universidade. O evento ainda marcou a abertura da exposição em homenagem à professora Ana Angélica Vergne de Morais e teve apresentação musical de Damares Teçá.

Para a vice-reitora da Uefs, Amali Mussi, após a realização do festival no formato virtual, “ver a Flifs de volta à praça e trazendo neste retorno a homenagem à professora Ana Angélica é algo que brinda Feira de Santana com cultura, arte e formação do leitor de uma forma sempre acolhedora e com muita responsabilidade”. Ela ainda acrescentou que acredita “que a Flifs vai novamente dar a sua contribuição no processo formativo do leitor, nas relações sociais e no fortalecimento da cultura e das artes”.

A coordenadora da Flifs e pró-reitora de Extensão da Uefs, Rita Brêda, destacou o retorno do evento presencial e o trabalho das instituições parceiras, além das atividades que fazem parte da programação. “A gente tem como grande expectativa que o público volte a circular por entre os livros e os estandes, acompanhando a programação que envolve orquestra, shows musicais, encontros com escritores, lançamento de livros e a praça do cordel. Quinze anos vai mostrando a nossa maturidade, realizando os objetivos que a gente vem traçando desde a primeira edição e tornando o espaço da feira um espaço público como esse lugar do encantamento e da formação de leitores”, afirmou.

Também estiveram presentes no lançamento professores aposentados da Uefs, o ex-reitor José Carlos Barreto, os ex-vice-reitores Washington Moura, Genival Corrêa e Norma Lúcia Fernandes, pró-reitores, diretores de departamentos e coordenadores de colegiados, os secretários municipais de Educação, Anaci Paim, e de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, o diretor do Sesc, Fabrício Freitas Messias, a representante do Núcleo Territorial de Educação do Estado, Perpétua Almeida, do diretor do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Feira, Luiz Gomes Forte Neto, do ex-prefeito de Feira, José Raimundo de Azevedo, representando a Academia de Letras e Artes e a Academia de Educação, e do vereador Jhonatas Monteiro.

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é organizado pela Uefs e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 19), a Secretaria de Educação de Feira de Santana, a Arquidiocese de Feira e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). A edição deste ano tem como tema “De volta à praça” e vai ocorrer entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, na Praça Padre Ovídio.

Outras informações sobre a Flifs estão disponíveis no site http://www.flifsoficial.uefs.br/.

Comentários

Leia também

Educação
Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

As unidades educacionais são voltadas para o desenvolvimento da modalidade de Educação...
Educação
Prefeitura discute acolhimento e educação para crianças de famílias imigrantes
Educação
Governo da Bahia e UFRB assinam acordo para criação de espaço referência em tecnologia assistiva e acessibilidade

Governo da Bahia e UFRB assinam acordo para criação de espaço referência em tecnologia assistiva e acessibilidade

Dentre as propostas do Ertaa estão cursos de capacitação para professores, estudantes...