Mundo

Após Israel vetar saída de 24 pessoas em Gaza, 48 repatriados chegam ao Brasil

Grupo é formado por 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens

11/12/2023 09h53
Após Israel vetar saída de 24 pessoas em Gaza, 48 repatriados chegam ao Brasil
Foto: Ministério das Relações Exteriores/reprodução Twitter

O segundo grupo de brasileiros e palestinos retirados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11).

Na nova fase da Operação Voltando em Paz, mediada pelo Itamaraty, 48 pessoas foram retiradas do território pela Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo conseguiu deixar a Faixa de Gaza na manhã de sábado (9), pela fronteira de Rafah, situada na divisa entre o sul do território palestino e o nordeste do Egito. O voo partiu de Cairo, no Egito, na noite de domingo (10) e não fez escalas.

O grupo é formado por 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens. A lista inclui 11 pessoas com nacionalidade brasileiro-palestina, e 36 palestinos.

Segundo o Itamaraty, a lista inicial tinha 102 nomes de brasileiros e familiares próximos que solicitaram o resgate ao governo brasileiro. No entanto, Israel negou a autorização de 24 pessoas, sete delas com cidadania brasileira. Os motivos da negativa não foram divulgados.

Com a proibição de autorizações por Israel, parte dos familiares de pessoas que não foram autorizadas a deixar Gaza desistiram da repatriação: das 78 pessoas com saída prevista, 47 cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Uma jovem já estava no Cairo, de onde a aeronave da FAB decolou para a viagem de volta ao Brasil.

O primeiro grupo resgatado pelo Itamaraty tinha 32 pessoas e chegou ao Brasil no dia 13 de novembro.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Papamóvel será transformado em unidade de saúde móvel para crianças em Gaza

Papamóvel será transformado em unidade de saúde móvel para crianças em Gaza

Veículo levará atendimento médico a zonas isoladas de Gaza
Mundo
Representantes da Igreja Católica criticam imagem de Trump vestido de papa

Representantes da Igreja Católica criticam imagem de Trump vestido de papa

A imagem foi publicada por Trump em sua plataforma Truth Social e posteriormente compartilhada...
Mundo
Cardeais discutem como manter relevância da Igreja

Cardeais discutem como manter relevância da Igreja

Durante a reunião, os cardeais expressaram gratidão ao Papa Francisco e destacaram a...