Após detecção de cólera, SEMMAM inicia testagens em lagoas
As coletas serão enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Não há previsão de quando os resultados serão divulgados
Após a interdição do Espelho D´água, no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, devido a contaminação do agente causador da cólera, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) iniciou um procedimento de testagens em outras lagoas do município para prevenir possíveis casos.
Segundo o diretor de Educação Ambiental, João Dias, a ação foi realizada através de um comitê formado pela pasta, em conjunto com a Secretaria de Saúde, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
“Elaboramos uma estratégia e amanhã teremos outra reunião. Nessa estratégia cabe inicialmente a investigação e algumas providências, por exemplo: o canal que passa por dentro da lagoa que pode ser drenagem ou esgoto e pode ser verificado para desenvolver algumas ações. Identificamos duas fossas ontem, e a prefeitura já mandou retirar a água negra e cinza”, explicou.
Na manhã desta quinta-feira (23), a equipe realizou coletas de água no Rio Jacuípe, Riacho Cipriano Barbosa, Riacho da Rua Nova e pretende expandir o procedimento para as demais. As coletas serão enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Não há previsão de quando os resultados serão divulgados.
Anteriormente, o procedimento de testagem já havia sido cobrado pelo vereador Jhonatas Monteiro.
“Cobrei coerência ao prefeito Colbert Filho, com seu próprio anuncio. Ele disse que a preocupação é real e que um comitê de monitoramento acompanharia os trabalhos na Lagoa do Geladinho e outras áreas, especialmente Baraúnas e Queimadinha.
*com informação do repórter Robson Nascimento.