Feira de Santana

Secretária de saúde não comparece na Câmara Municipal após convocação

O prefeito enviou um ofício explicando o motivo da ausência.

28/05/2024 12h00
Secretária de saúde não comparece na Câmara Municipal após convocação
Foto: Reprodução/Secom

Na sessão de desta terça-feira (28) da Câmara Municipal de Feira de Santana, a ausência da Secretária de Saúde, Cristiane Campos, causou grande repercussão. A secretária havia sido convocada para prestar esclarecimentos sobre o piso salarial da enfermagem e problemas relacionados ao SAMU, mas não compareceu. O prefeito enviou um ofício explicando o motivo da ausência.

O vereador Silvio Dias (PT) explicou o processo de convocação e criticou a ausência da secretária:

“Nós encaminhamos o requerimento, esse requerimento é aprovado na câmara, então lá nós constamos quais são os assuntos, colocamos uma sugestão de data para que aconteça aquela convocação e a presidência da casa observando as questões de oportunidade, questões de calendário é que então envia essa convocação pra secretária, inclusive publicando no diário oficial. Não é a comissão que diretamente envia a convocação, tem que ser a presidência da câmara o que representa toda a Câmara Legislativa. e assim foi feito. A presidente publicou inclusive em diário oficial, encaminhou o ofício convocando a secretária, colocando a data de hoje no horário específico para que ela comparecesse aqui para ser então questionada em relação ao piso salarial da enfermagem e também em relação aos problemas com o SAMU.”

Silvio Dias expressou surpresa e indignação com a justificativa do prefeito para a ausência da secretária.

“Para nossa surpresa recebemos aqui um ofício do prefeito questionando e informando que ela não viria e questionando alguns pontos da convocação. Ocorre que a mesa da câmara, no caso o setor legislativo, errou o número do requerimento e colocou um outro requerimento e por conta disso o prefeito então alega que ela não viria por causa disso. É algo assim inaceitável. Primeiro porque é um assunto importante.”

José Carneiro (União Brasil), líder do governo na Câmara, também comentou sobre o equívoco na convocação.

“O que aconteceu com a convocação da Secretária de Saúde foi um grande equívoco por parte da mesa diretiva. Na primeira data, a secretária compareceu, mas não havia vereador para recebê-la ou questioná-la. Logo em seguida, encaminharam um ofício à Prefeitura Municipal, convocando a secretária, citando erroneamente o requerimento 42/2024. Este requerimento, na verdade, convida a todos para uma sessão solene em homenagem a um livro. Esse foi o primeiro erro. Além disso, no ofício, a convocação era para o dia 25 de maio, mas foi protocolado no dia 7 de maio com uma data errada no documento. A antecipação da convocação e os erros na documentação tornam a situação uma verdadeira atrapalhada. Não faz sentido atender a uma convocação com tais inconsistências.”

Diante do impasse, o vereador Silvio Dias afirmou que a Câmara irá cobrar da presidência que refaça a convocação da secretária para obter os esclarecimentos necessários.

“Eu volto a dizer, é uma resposta que precisava ser dada a Feira de Santana e não foi dada, mas nós vamos agora cobrar da presidência da Casa que refaça essa convocação por entender que essas respostas venham a público.”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Papai Noel chegará no Shopping Popular neste sábado

Papai Noel chegará no Shopping Popular neste sábado

O "bom velhinho" sairá por volta das 10h das imediações da Prefeitura
Feira de Santana
Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Dr. Everton Cley explicou os objetivos da campanha e os principais benefícios previdenciários...
Feira de Santana
“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

A luta antirracista, como lembrou Anderson Lopes, é uma jornada coletiva que requer o...