Após cassação, Justiça Eleitoral oficializa nomes de vereadores que vão assumir mandato em Feira de Santana
A diplomação e posse dos novos vereadores serão realizadas após a conclusão dos procedimentos judiciais, encerrando um processo que se arrasta desde 2020.
Nesta quinta-feira (24), a Justiça Eleitoral de Feira de Santana reprocessou os resultados das eleições municipais de 2020, após a cassação dos mandatos dos vereadores Fernando Torres (PSD) e Correia Zezito (PL). A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que identificou fraudes relacionadas às cotas de gênero, envolvendo candidaturas femininas fictícias.
Com a recontagem dos votos, Hélio Barreto e Carlinhos Cabeção foram confirmados como os novos vereadores. Ambos assumirão os mandatos pelos últimos dois meses, uma vez que a Justiça Eleitoral validou a nova composição da Câmara Municipal.
Hélio Barreto destacou a emoção de assumir a vaga, após uma longa espera.
“Estou aqui hoje vereador eleito, era para estar desde 2021 tomando posse, mas não aconteceu. Agora é colocar a cabeça no lugar, entrar pela porta da frente da Câmara e fazer o melhor para Feira de Santana”, disse. Ele agradeceu os 2.511 votos recebidos em 2020.
Questionado sobre seus próximos passos na Câmara, Hélio afirmou que será fiel ao governo atual. “Sempre estive do lado do governo e vou continuar”, reforçou. Ele também declarou que já tem projetos em mente e pretende apresentá-los no curto período de mandato que resta.
Carlinhos Cabeção compartilhou o sentimento de surpresa ao ser diplomado, mas ressaltou que, apesar da demora, confia na justiça.
“Na realidade, para mim é uma surpresa, porque levou tanto tempo, mas pelo menos veio. A justiça demora, mas não falha”, afirmou. Ele também destacou o trabalho contínuo que realizou ao longo dos últimos anos, o que o manteve como primeiro suplente.
Sobre sua posição na Câmara, Carlinhos enfatizou que sempre esteve ao lado do governo e continuará aliado.
“Sempre fui aliado, sempre trabalhei junto com o prefeito que está saindo e o que está entrando. Pode ter certeza que continuarei aliado”, disse.
Quando questionado sobre a possibilidade de apresentar projetos nos dois meses restantes de mandato, Carlinhos demonstrou otimismo: “Se fosse um dia, eu acho que dava, imagina dois meses. Pra mim é muito, era pra ser quatro anos, mas infelizmente Deus não quis assim. Vamos aproveitar esses dois meses.”
Câmara Municipal aguarda novas providências
Responsável pela Gerência Legislativa da Câmara de Feira, Eduardo Pimentel, explicou que a Justiça Eleitoral ainda precisa publicar um novo edital para a diplomação oficial de Hélio Barreto e Carlinhos Cabeção.
“O procedimento agora continua na Justiça Eleitoral. Assim que eles forem diplomados, a Câmara tomará as providências para a posse”, detalhou Pimentel.
Ele também destacou que, até o momento, os vereadores cujos mandatos foram cassados atuaram de acordo com a legalidade até que seus diplomas fossem revogados.
“A presunção é de legalidade até que os diplomas sejam cassados. Todos os atos desses vereadores foram legítimos até a decisão final”, afirmou Pimentel.