Apoiado por Lula, Edinho Silva é eleito o novo presidente do PT
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7)
Edinho Silva, da chapa Construindo Um Novo Brasil, foi eleito o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio foi confirmado e divulgado nesta segunda-feira (7).
Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de Araraquara (SP), foi eleito com 73,48% das urnas apuradas e mais de 342 mil votos computados.
Problemas na apuração
Alguns estados ainda não tiveram os votos computados de forma total: Bahia, Pernambuco, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão pendentes. Em Minas, o processo precisou ser adiado. A contagem está sendo feita de forma manual.
Posse em agosto
Edinho vai tomar posse como presidente nacional da sigla em agosto e permanecerá no cargo ate 2029. O petista vai substituir o senador Humberto Costa (PE), eleito para um mandato-tampão. Além do apoio do presidente Lula, Edinho também teve o nome escolhido pela ala dominante do partido.
Quem é Edinho?
Edinho Silva é filiado ao PT desde 1985. O petista é formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Edinho presidiu o partido em Araraquara (SP) quatro anos depois, cumpriu mandatos como vereador e foi eleito prefeito da cidade em 2000. Em 2004, ele foi reeleito e reconquistou a preferência da população 12 anos depois. Em 2020, o petista foi eleito e comandou a cidade pela quarta vez.
O político também exerceu a função de coordenador financeiro da campanha à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e posteriormente foi designado para comandar a Secretaria de Comunicação da Presidência.
*Com informações Bahia.ba